
Professores dos Departamentos de Sociologia, Direito e Psicologia da UFRRJ, junto com o Forum Grita Baixada, promoveram recentemente uma Audiência Pública na Assembleia Legislativa do estado do RJ. O objetivo do encontro foi tratar do fenômeno dos desaparecimentos forçados, problema particularmente grave na Baixada Fluminense.
A audiência pública ocorreu no último dia 25/08 e foi presidida pela deputada estadual Dani Monteiro (PSOL), contando também com as presenças dos deputados federais do PSOL, Tarcísio Motta e Pastor Henrique Vieira. A professora de Sociologia Nalayne Pinto, ao lado do sociólogo Adriano Araújo (Forum Grita Baixada) apresentaram a pesquisa envolvendo três departamentos e dois campi da Universidade Rural (Seropédica e IM), tendo também como pesquisadores os estudantes da graduação e egressos do Mestrado do PPCIS da UFRRJ.
Na ocasião, foi apresentado o primeiro livro do projeto e um segundo será publicado ainda este ano.
A equipe é coordenada pelos professores José Cláudio Alves e Nalayne Pinto, do Departamento de Sociologia da UFRRJ, junto com o representante do Forum Grita Baixada (Adriano Araújo) tendo também como pesquisadores a professora Luciana Fernandes (DCJUR/IM), Marcelo Princeswal e Bernardo Suprani, professores do DeptPSI, além dos discentes Rafaela Pimentel e João Calebe Vidal, da Sociologia, e dos estudantes/egressos do PPCIS Amanda Gabrielle Covelo de Araújo, Augusto Torres Perillo, Jaqueline de Sousa Gomes e William Ferreira Jr.
A equipe também é formada por mobilizadores locais, selecionados em uma chamada interna da UFRRJ e cuja atuação é central para o mapeamento da questão e incidência dos desaparecimentos forçados nos municípios da região.
Na ocasião, a professora Luciana Fernandes (DCJUR/IM) também apresentou uma cartilha, que começou a ser elaborada com vinte estudantes da graduação de Direito, no Observatório de Direitos Humanos (ODHIM-AA Extensionista) tendo sido posteriormente revisada e diagramada pela equipe. O produto e seu potencial revelam a importância das ações extensionistas na Universidade Rural.
Fruto do projeto, a cartilha com orientações gerais para as famílias que enfrentam os casos de desaparecimentos forçados está disponível para download no link: https://drive.google.com/file/d/1X8Rsq0Qspxm__cQA4XdYz_rz8cAd0DLz/view?usp=sharing
O primeiro livro do projeto também já está disponível em: https://drive.google.com/file/d/17Cqt1sMu2NxWjoZl0WEa4__AxlXIxToB/view
Quem tiver interesse em assistir a íntegra da Audiência Pública, ela está acessível no acesso ao link: https://www.youtube.com/watch?v=49-sswAVmB4&list=PLGmAOEL4b34SeXKuqw87Lb9RkNyfa_c6T&index=3
Uma Audiência Pública sobre o mesmo assunto também foi realizada em Brasília no último dia 28/08. O evento contou com a presença da mesma equipe, envolvida na articulação para esta agenda no Rio de Janeiro.
Por Ricardo Portugal – Assessoria de Comunicação do IM/UFRRJ, com informações da professora Luciana Fernandes, do Dept° de Ciências Jurídicas do Instituto Multidiscipĺinar/UFRRJ
Últimas Notícias