O professor Márcio Borges, novo diretor do IM/UFRRJ, em recente evento no IESA
Em recente encontro para o qual foi convidado na condição de Diretor do Instituto Multidisciplinar da Universidade Federal Rural do RJ, o professor Márcio Borges (foto) participou do circuito “Conexão Universitária”, que teve lugar no Instituto de Educação Santo Antônio (IESA), uma tradicional instituição católica educacional de Nova Iguaçu, popularmente conhecida na Baixada Fluminense como “Colégio das Irmãs”.
Durante o evento, o professor Márcio participou de dois painéis: o primeiro abordou a temática da Formação Universitária no Brasil, com seus desafios e perspectivas. O debate também contou com a presença da representante da UFRJ e da UNIG, professora Edith Maria Marques; do professor da UERJ, Charleston Chaves (UERJ).
O segundo painel trabalhou a questão das Carreiras Universitárias em alta no Brasil, na conjuntura atual do mercado de trabalho. Além dos professores Charleston e Edith, também participaram os professores André de Barros Nerys (Unigranrio Afya), Natasha Lemos (UERJ), Murilo Cesar e Vânia Vasconcelos (UniFacha).
O diretor do IM/UFRRJ classificou sua participação no evento de muito produtiva, na medida em que significou um retorno às suas raízes, uma vez que o professor Márcio Borges frequentou colégios católicos em sua formação nos ensinos fundamental e médio. Além disso, serviu também para buscar parcerias entre o Instituto Multidisciplinar e instituições educacionais da sociedade civil iguaçuana. Ele observou uma certa ansiedade entre os estudantes do “Colégio das Irmãs”, ciosos por informações sobre o funcionamento de uma comunidade universitária, destacando que sua presença tinha também o objetivo de tirar dúvidas acerca desse assunto.
O encontro “Conexão Universitária” foi concebido, idealizado e promovido pela Equipe Pedagógica do Instituto de Educação Santo Antônio (IESA).
Por Ricardo Portugal – Assessoria de Comunicação do IM/UFRRJ