Organização: Professores Bruno Borja (IM-UFRRJ, Nova Iguaçu), João Guerreiro (IFRJ, Nilópolis) e Nielson Bezerra (UERJ-FEBF, Duque de Caxias)
Falar de Cultura na Baixada Fluminense é falar de pulsão de vida vibrante em um território marcado pela periferização, imposta pelo desenvolvimento metropolitano. Uma Baixada Fluminense unificada pela condição periférica na metrópole, mas diversa nos territórios, na história, na cultura. Baixada urbana e rural; Baixada vanguarda e ancestral; Baixada nos trilhos e nas matas; Baixada violenta e solidária; Baixada de contrastes e contradições. As várias dimensões da Baixada, as múltiplas dimensões da Cultura.
Esse dossiê busca publicar artigos que interpretem as dimensões da Cultura na Baixada Fluminense. A Cultura enquanto modo de vida de determinado grupo social, modo de produção da vida material e imaterial. A Cultura enquanto produção cultural, artística, estética, simbólica. A Cultura enquanto meio de socialização, comunicação, linguagem, pertencimento e identidade. A dimensão econômica da cadeia produtiva da Cultura, com geração de trabalho, emprego e renda. A dimensão política da gestão pública municipal e das políticas culturais na região. A dimensão territorial das especificidades da produção cultural local e seu potencial de desenvolvimento nos territórios. A dimensão étnico-racial da formação histórica do povo e de suas expressões culturais contemporâneas. A dimensão do patrimônio cultural e seu vínculo com a memória e a identidade, das políticas de proteção, salvaguarda e educação patrimonial. A dimensão da formação em Arte e Cultura, através de experiências em escolas, universidades, organizações comunitárias, espaços formais e não formais de educação. A dimensão da organização do movimento social da cultura, dos movimentos artísticos, sua estética e sua política, arte púbica, arte urbana, arte de rua, processos e fluxos. Cultura BXD.
Cronograma:
Submissão dos artigos pelo website da revista: de 21/7 a 22/9
Acesse:
Prazo para envio dos artigos: 22 de setembro de 2025
Previsão de publicação: Dezembro/2025
Por Ricardo Portugal – Assessoria de Comunicação do IM/UFRRJ
Últimas Notícias