Proaes divulga edital para auxílios financeiros e não financeiros

A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis, através da Coordenação Multidisciplinar de Assistência ao Estudante, torna público o Edital do processo seletivo de novos bolsistas para os Auxílios Financeiros (moradia, transporte, alimentação e didático-pedagógico) e Alimentação não financeiro destinado a estudantes no campus de Nova Iguaçu, Três Rios e Seropédica.

Estudantes ingressantes em 2023-1 poderão se inscrever mesmo antes do resultado da análise socioeconômica da Prograd. Caso ainda não possua o número de matrícula, preencha o campo matrícula do formulário de inscrição com uma sequência de números zero (oooooooo).

Veja o cronograma clicando aqui

Veja o Edital com todas as orientações e os anexos clicando aqui

Perguntas e Respostas

1- Quem já é bolsista das modalidades alimentação, apoio didático-pedagógico, moradia (financeiro) e/ou transporte precisa se inscrever no Edital 02/2023-DIMAE/PROAES para continuar com o(s) seu(s) auxílio(s)?

Resposta: Não é necessário, a renovação será automática neste período.

2- Recebo exclusivamente o auxílio não financeiro à alimentação/alimentação financeiro, posso me inscrever para receber os auxílios previstos no Edital 02/2023-DIMAE/PROAES?

Resposta: Sim. É necessário inscrever-se para concorrer nas modalidades de auxílios previstos no Edital 02/2023-DIMAE/PROAES.

3- Recebo exclusivamente o auxílio transporte, posso me inscrever para receber o não financeiro à alimentação/alimentação financeiro?

Resposta: Sim. Está previsto no edital.  Porém caso não atenda os critérios de renda per capita familiar mensal e quantitativo de modalidades de auxílios por estudante, terá sua solicitação indeferida.

4- Recebo exclusivamente o auxílio moradia, posso me inscrever para receber o não financeiro à alimentação/alimentação financeiro?

Resposta: Sim. Porém caso não atenda os critérios de renda per capita familiar mensal e quantitativo de modalidades de auxílios por estudante, terá sua solicitação indeferida.

5- Em que circunstância e quais os estudantes poderão receber o auxílio alimentação financeiro de R$400,00?

Resposta: Somente no campus de Três Rios onde não há restaurante universitário. Portanto, nos câmpus Seropédica e Nova Iguaçu, onde há restaurante universitário, os estudantes deferidos receberão auxílio não financeiro à alimentação.

6- Sou estudante alojado e NÃO sou bolsista de alimentação não financeira (gratuidade ao acesso no RU), para receber este auxílio, preciso me inscrever no Edital 02/2023-DIMAE/PROAES.

Resposta: Sim. Para receber o auxílio alimentação não financeiro é necessário inscrever no Edital 02/2023-DIMAE/PROAES.

7- Quando será pago o auxílio didático-pedagógico?

Resposta: Conforme previsto no Edital 02/2023-DIMAE/PROAES, será pago no mês de junho para os novos bolsistas e para os estudantes que forem renovados nesta modalidade de auxílio.

8- Quando será pago o auxílio transporte e moradia para estudante deferidos no Edital 02/2023-DIMAE/PROAES?

Resposta: Os auxílios transporte e moradia concedidos no Edital 02/2023DIMAE/PROAES serão pago nos mês referente a assinatura do termo de compromisso.

9- Sou estudante com vaga regular no alojamento e quero concorrer ao auxílio moradia ou transporte, como devo proceder?

Resposta: O auxílio transporte e o auxílio financeiro à moradia não podem ser acumulados junto com o auxílio não financeiro à moradia (vaga no alojamento). Pode inscrever-se, mas caso seja aprovado, deve imediatamente, solicitar cancelamento do auxílio não financeiro à moradia (vaga no alojamento) e solicitar declaração de não alojado.

10- Em quantas modalidades de auxílio eu posso me inscrever?

Resposta: Você poderá solicitar os auxílios que irá atender as suas necessidades, porém, é o avaliador que irá analisar qual auxílio será concedido conforme orientação do Edital 02/2023-DIMAE/PROAES.

11- Eu posso solicitar todos os auxílios?

Resposta: Sim, no entanto, como previsto no Edital 02/2023-DIMAE/PROAES somente os Auxílios financeiros transporte e moradia não poderá ser recebido de forma cumulativa, será concedido de acordo com o perfil do estudante.

12 – Bolsistas das modalidades alimentação, apoio didático-pedagógico, moradia (financeiro) e/ou transporte não devem se inscrever para renovar ou trocar de modalidade. Então que bolsista pode se inscrever?

Resposta:

– De alimentação apenas que quer tentar transporte ou moradia (financeiro)

– de apoio didático apenas que deseja alimentação.

– de transporte ou moradia (financeiro) que deseja tentar alimentação.

Observação: A renda per capita a partir de um salário mínimo não permite inclusão de modalidade.

Dúvidas podem ser tiradas através dos seguintes e-mails.
Seropédica: sbolsas@ufrrj.br
Representação da Proaes em Nova Iguaçu: reproaes_im@ufrrj.br