PET-SI lança a plataforma #RuralContraCorona

Desenvolvida por alunos, plataforma pública e colaborativa reúne as principais ações informativas produzidas por grupos da UFRRJ, além de dados e notícias sobre o coronavírus.

Em tempos de pandemia, a informação se mostra uma das principais aliadas no enfrentamento ao coronavírus. Na Rural, desde a suspensão das atividades acadêmicas, diferentes grupos do Programa de Educação Tutorial (PET) da Universidade se mobilizaram em ações online de conscientização e combate à COVID-19 para atender a comunidade acadêmica e o público em geral. Com o objetivo de auxiliar na difusão dessas ações, alunos da graduação bolsistas do grupo PET Sistemas de Informação (PET-SI) lançaram a plataforma #RuralContraCorona.

Desenvolvida com o apoio do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) da Universidade, a #RuralContraCorona é uma plataforma pública e colaborativa que reúne as ações institucionais e de difusão de conhecimento produzidas dentro da UFRRJ, separadas por temas e pelos grupos responsáveis por essas ações. Além disso, o site ainda traz as principais notícias dos órgãos de saúde nacionais e dados sobre a disseminação da doença no território brasileiro em tempo real.

“Eu conversei com os alunos sobre a necessidade de registrar esse tipo de informação e também informar dados sobre a doença. Nós procuramos plataformas parecidas com essa, só que não encontramos. Então, a gente partiu para a criação de uma nova”, conta Sérgio Serra (Departamento de Computação), professor-tutor do grupo PET-SI.

Ainda segundo o docente, a criação da plataforma faz parte das ações de extensão do programa. “Uma das ações que a gente faz é a de buscar as necessidades da comunidade e tentar atendê-las. O objetivo da plataforma é, além de difundir o conhecimento produzido pela UFRRJ, ajudar a evitar as fake news e que esses conhecimentos se percam. […] Talvez o mais importante de tudo isso seja a participação de professores e alunos da graduação no desenvolvimento de uma solução social. É um novo tipo de aprendizagem, um novo olhar que a gente está desenvolvendo”, completa.

Futuramente, a plataforma será registrada como uma ação de inovação da Universidade na Pró-reitoria de Extensão (Proext) e, posteriormente, no Instituto Nacional de Propriedade Industrial.

#RuralContraCorona utiliza os serviços gratuitos de computação em nuvem da Amazon, o que isenta a UFRRJ de qualquer custo. Os grupos da Universidade que desejam colaborar com a plataforma incluindo suas postagens ou ações devem enviar e-mail para serra@pet-si.ufrrj.br.

Por João Gabriel Castro – Estagiário de Jornalismo da Coordenadoria de Comunicação Social – CCS/UFRRJ