Chapa 2 “UFRRJ é agente” vence a Consulta Pública na Universidade Federal Rural do RJ

Finalizada nesta quinta-feira (dia 26/11) a apuração dos votos na Consulta Pública 2020 para a escolha da futura Administração Central da Universidade Federal Rural do RJ, o resultado das urnas apontou a vitória da CHAPA 2 – “UFRRJ É AGENTE”, encabeçada pelo atual Reitor da instituição, Professor Ricardo Luiz Louro Berbara.
A chapa vencedora recebeu um total de 3.993 votos (55% do universo votante) e o próximo Reitor cumprirá mandato de 2021 até 2025.
A Chapa 1 – “Rural de todxs” obteve 3.182 sufrágios (45% do total que compareceu às urnas virtuais). O professor José Antônio de Souza Veiga foi quem esteve à frente desta chapa.
Confira abaixo a votação recebida por cada uma das duas chapas concorrentes, em cada segmento acadêmico:
Chapa 1: Técnicos Administrativos – 537
Discentes – 2277
Docentes – 368
Chapa 2: Técnicos Administrativos – 415
Discentes – 2907
Docentes – 671
Ao todo, participaram da Consulta Pública para a escolha da nova gestão ruralina 5.184 discentes, 1.039 docentes e 952 técnicos-administrativos.
Em números percentuais, a Chapa 2 venceu em dois segmentos acadêmicos, a saber: no universo discente com 56% das preferências, contra 44% dos oponentes da Chapa 1. O outro segmento que favoreceu eleitoralmente a Chapa 2 foi no corpo docente da universidade, que conferiu à chapa do Professor Ricardo Berbara 65% dos votos. A Chapa 1 recebeu 35% das preferências.
Já a Chapa 1 conquistou a maioria dos votos do terceiro segmento acadêmico (servidores técnico-administrativos), onde obteve 537 sufrágios, contra 415 conferidos à Chapa 2.
Essa foi a primeira vez que a Consulta Popular na UFRRJ ocorreu no formato virtual, por meio do SIGEleições, em razão da pandemia do Novo Coronavírus (Covid-19), que já tirou a vida de mais de 170 mil pessoas em todo o país.
Por Ricardo Portugal – Assessoria de Imprensa e Comunicação do IM/UFRRJ