Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages

⁠Perguntas frequentes

1.  Como solicito o Nada Consta da Biblioteca?
Envie e-mail para bibliotim@ufrrj.br com as seguintes informações: Nome completo, CPF, matrícula, curso, e-mail e telefone com DDD.

Prazo de envio do documento: Até 03 (três) dias úteis.

 

2. Como faço para me cadastrar na Biblioteca?
Podem se inscrever: alunos regularmente matriculados e servidores.

Acesse https://institucional.ufrrj.br/biblioteca/formulario-de-pre-cadastro/ e preencha o formulário.

Prazo de envio da Carteirinha da Biblioteca via e-mail: Até 03 (três) dias úteis.

 

3. Como ex-aluno ainda posso retirar livros nas bibliotecas da UFRRJ?
Não. O empréstimo domiciliar do acervo acadêmico é exclusivo para alunos da UFRRJ com vínculo ativo.

 

4. Quantos exemplares posso pegar emprestado?
04 (quatro) exemplares.

 

5. Qual o prazo de empréstimo?
Alunos de Graduação: 07 (sete) dias corridos.

Alunos de Pós-graduação: 14 (catorze) dias corridos.

Servidores: 14 (catorze) dias corridos.

 

6. Como faço para pesquisar uma obra?
Acesse nosso Catálogo On-line em: http://pergamum.ufrrj.br/biblioteca/

1. Clique em ‘Catálogo online’ na página inicial;

2. Escolha o tipo de busca: ‘Busca rápida’ ou ‘Busca Combinada’;

3. Preencha os campos conforme desejado;

4. Clique em ‘Buscar’.

 

7. Posso pegar livros emprestados em qualquer Biblioteca da UFRRJ?
Sim, desde que possua cadastro ativo. Lembrando que a devolução deverá ser feita na unidade em que foi emprestada a obra.

 

8. O que acontece se devolver o livro com atraso?
Na Biblioteca do IM, o usuário ficará impedido de fazer novos empréstimos (suspenso) pelo mesmo número de dias de atraso na devolução.

 

9. Como faço para renovar o empréstimo?
Basta comparecer ao Setor de Atendimento da Biblioteca do IM ou on-line, até 03 (três) vezes consecutivas, através do link http://pergamum.ufrrj.br/biblioteca/

  

10. Posso renovar um empréstimo de um item cuja devolução está atrasada?
Não. Ao devolver um item com atraso, o usuário fica impedido de retirar e/ou renovar obras pelo mesmo período em que atrasou a devolução.

 

11. Posso reservar um livro que está disponível na estante?
Não. O sistema não aceita reservas de livros disponíveis na estante.

 

12. Posso devolver as obras em meu poder em qualquer biblioteca da UFRRJ? 
Não. Os materiais retirados para empréstimo domiciliar só poderão ser devolvidos na biblioteca onde o material foi retirado.

 

13. Qual o horário de funcionamento da biblioteca do IM?
Nossa unidade funciona das 08:00 às 20:00, de segunda a sexta.

 

14. Posso utilizar o acervo de outras bibliotecas fora da UFRRJ.
Sim, desde que exista convênio entre a UFRRJ e a instituição desejada. Você deverá solicitar, em sua biblioteca de origem, o formulário de empréstimo entre bibliotecas para efetuar a retirada da obra na outra biblioteca.

 

15. Como proceder em caso de perda ou roubo do material emprestado sob a minha responsabilidade?
Comunique imediatamente o fato à Biblioteca do IM, que informará ao usuário sobre as providências para a reposição do material.