UFRRJ implanta sistema para compra de cestas de produtos da agricultura familiar

Desde 2016, a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro tem investido seus esforços em ações de fortalecimento da agricultura familiar das regiões da Baixada e Centro-Sul Fluminense. Dentre essas ações, a Universidade apoia a comercialização de alimentos saudáveis, frescos e produzidos localmente a partir dos princípios da agroecologia e da segurança alimentar através da Feira da Agricultura Familiar (FAF) e do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).

Diante das medidas de segurança impostas pela pandemia do novo Coronavírus, o Programa de Fortalecimento da Agricultura Familiar da UFRRJ implementou, em parceria com a Emater-Rio, um sistema de compras de cestas de alimentos da agricultura familiar da região da Baixada e Centro-Sul Fluminense.

O objetivo é manter a comercialização dos produtos, garantir a geração de renda para as famílias e fazer com que os alimentos cheguem até os consumidores, mesmo com a suspensão temporária das feiras. Com isso, o Programa de Fortalecimento busca unir as duas pontas da cadeia de produção de alimentos (agricultores e consumidores) de modo seguro e solidário.

As cestas serão entregues às quartas-feiras no Colégio Técnico da UFRRJ (CTUR). Os pedidos feitos entre os dias 13 e 15 de abril poderão ser retirados no dia 22.

As famílias agricultoras da Baixada e região Centro-Sul Fluminense continuarão produzindo alimentos de qualidade durante esta enorme crise sanitária. Elas fazem parte de um setor produtivo muito vulnerável nestes momentos de crise econômica e dependem da venda de seus produtos. Logo, o apoio à essas famílias através da compra de seus produtos é a garantia de uma renda importante para elas.

A compra das cestas pode ser feita no site: fafrural.com.br

Com informações da Coordenadoria de Comunicação Social da UFRRJ (CCS/UFRRJ)