SNCT 2021 discute “A Transversalidade da Ciência, Tecnologia e Inovações para o Planeta”

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2021 (SNCT) será realizada do dia 2 a 8 de outubro e terá como tema: “A Transversalidade da Ciência, Tecnologia e Inovações para o Planeta”. A edição deste ano será realizada de forma totalmente online e trará diversas atividades, síncronas e assíncronas, para os participantes. O evento tem como objetivo divulgar as produções científicas realizadas dentro da universidade, de forma acessível, para os públicos externo e interno.

A programação completa e a abertura de inscrições serão divulgadas em breve.

Acesse: http://snct.im.ufrrj.br/  e o canal da Proext no YouTube e veja tudo o que aconteceu na SNCT 2020.

___________________________________________XXX______________________________________

AQUECIMENTO GLOBAL É TEMA DA MESA DE ABERTURA DA SEMANA NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE 2021

A palestra será ministrada pelo vice-presidente do Comitê Científico de Pesquisa na Antártica, Jefferson Cardia Simões.

Estamos acabando com o mundo. É o que mostra o sexto relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), órgão mundial de maior autoridade em ciência do clima. A atual temperatura média global, segundo dados de 2020, alcançou a marca de 1,2 grau Celsius acima do nível pré-industrial, bem próximo do limite estipulado pelos cientistas de 1,5 grau para evitar impactos catastróficos. O relatório diz que é preciso tomar medidas drásticas e imediatas para evitar que o aquecimento global alcance essa marca já na próxima década.
Um dos principais estudos sobre o assunto é a glaciologia, responsável por analisar as mudanças químicas da atmosfera depois da Revolução Industrial, como o gelo e a neve da Antártica influenciam o clima do Brasil, os impactos que o aquecimento global causa nas calotas de gelo polares e sua influência no nível médio dos mares, entre outras questões.
Atenta ao assunto, a Semana Naciona l de Ciência e Tecnologia (SNCT) deste ano trará o debate para sua mesa de abertura: “Testemunhos do gelo, mudanças climáticas e o Sexto Relatório do IPCC”, que será ministrada pelo professor Jefferson Cardia Simões, glaciologista e vice-presidente do Comitê Científico de Pesquisa na Antártica. O evento acontecerá de forma online, do dia 2 a 8 de outubro, e terá como tema principal “A Transversalidade da Ciência, Tecnologia e Inovações para o Planeta”.
Em entrevista à Comunicação Proext, o professor Jefferson disse que nossos padrões de geração de energia vêm mudando, mas ainda não alcançamos a velocidade necessária. Para ele, mesmo que tivéssemos uma política muito rígida em relação à emissão de gases e consumo de energia, dificilmente conseguiríamos chegar à meta estipulada. As mudanças necessárias teriam de ser drásticas e implicariam no modo de produção de grandes empresas e nações. “O grande desafio é de quem vai pagar a conta, e evidentemente quem tem o poder econômico e lucra com essa situação é sempre contra”, diz o glaciologista.

Texto e entrevista: Roberto Jones – bolsista de Jornalismo da Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Rural (Proext/UFRRJ)