Nota de esclarecimento da Direção do Instituto Multidisciplinar da UFRRJ (IM/UFRRJ)

Quanto à notícia do site UOL em relação a possível fraude de cotas raciais por autodeclaração no IM e na UFRRJ como um todo, esclarecemos que a Reitoria e a PROGRAD (que controla o ingresso dos discentes na UFRRJ) tomaram as necessárias providências.

Devemos ressaltar que, antes de 2018, bastava a autodeclaração do aluno. Atualmente, a UFRRJ criou a Comissão de Heteroidentificação para examinar o ingresso pelas cotas raciais.

Após a formação desta Comissão, não há notícias de novas denúncias.

Cumpre esclarecer que os episódios noticiados são anteriores à existência da Comissão e merecem cautelosa apuração, evitando precipitada punição a potenciais alunos inocentes.

Nesse ponto, cabe anunciar que esta é uma demanda de alcance internacional, isto é, vai além dos limites de nossa Universidade.

Trata-se de tema que comporta elevado grau de subjetividade, traduzindo-se em erro um olhar meramente objetivo.

Prof. PAULO COSME DE OLIVEIRA – Diretor do Instituto Multidisciplinar da UFRRJ (IM/UFRRJ)