Instituto Multidisciplinar da UFRRJ realiza plantio de árvores em homenagem à Reserva do Tinguá

Uma ação simbólica de compromisso da UFRRJ com a preservação do meio ambiente. Foi com essa intenção que, no último dia 13/8 (sexta-feira), realizou-se um plantio de árvores nativas da Mata Atlântica no Instituto Multidisciplinar (IM), câmpus Nova Iguaçu da UFRRJ. O local foi batizado de “Jardim o pequeno Tinguá”, uma singela homenagem da Universidade Rural à Reserva Biológica do Tinguá, uma área florestal localizada em grande parte nos limites de Nova Iguaçu.

O plantio contemplou 10 árvores de diferentes espécies e foi prestigiado pela presença do Reitor da UFRRJ, professor Roberto Rodrigues, tendo sido uma iniciativa planejada, concebida e implementada pelo Diretor do IM, professor Paulo Cosme de Oliveira, com a ajuda do jornalista Ricardo Portugal, assessor de comunicação do instituto.

O ato de plantio também contou com as presenças do biólogo e professor Alex Vieira, do Instituto EAE (Educação Ambiental e Ecoturismo), do diretor do Parque Natural Municipal de Nova Iguaçu, biólogo Edgar Martins (que doou algumas mudas para este plantio) e de servidores e funcionários do câmpus Nova Iguaçu da UFRRJ, como Daniel Ribeiro e Alcemar Gomes, além da aluna do curso de Direito do IM, Silvia Viana.

Para o diretor do Instituto Multidisciplinar, o dia 13 de agosto passado ficará marcado na história da Universidade Rural como um compromisso da instituição no esforço pela preservação do meio ambiente e dos recursos da Natureza. O professor Paulo Cosme de Oliveira destacou o mutirão, que tornou possível o plantio de diversas espécies no local (próximo ao prédio da Pós-Graduação), como ipê-roxo, ipê-amarelo, pau-ferro, pau-formiga, pitangueira e até uma palmeira rabo-de-raposa, também nativa da Mata Atlântica brasileira, que vão propiciar sombra, beleza cênica e clima ameno para o espaço do Instituto Multidisciplinar.

Já o professor Alex Vieira, do Instituto EAE, assinalou a importância do “Jardim o pequeno Tinguá” como um referencial importante que nos remete à necessidade de preservação da região florestal conhecida como Reserva Biológica do Tinguá, fruto de uma conquista popular dos movimentos sociais engajados na luta por melhores condições de vida na Baixada Fluminense. Ele enfatizou a condição da Rebio-Tinguá como berçário hídrico, classificada pela UNESCO (órgão das Nações Unidas) como Patrimônio Natural da Humanidade. Em Nova Iguaçu, infelizmente, a expansão urbana descontrolada tem gerado graves danos ao meio ambiente, como poluição e queimadas na Mata Atlântica local. Nesse sentido, o professor Alex Vieira fez questão de registrar o engajamento do Instituto EAE no esforço pelo aumento da consciência ambiental acerca da importância da Mata Atlântica, onde iniciativas como essa do plantio de árvores promovido pela Universidade Rural só nos fazem acreditar que um outro futuro é possível e necessário para todos os povos.

Por sua vez, o diretor do Parque Natural Municipal de Nova Iguaçu deu sua contribuição, doando algumas mudas de ipê para o “Jardim o pequeno Tinguá”. Edgar Martins contou que foi emocionante sua participação neste plantio das espécies de Mata Atlântica. Ele revelou que viu o IM nascer e fincar raízes em solo iguaçuano, com a missão de formar cidadãos em diferentes áreas do conhecimento e dando à essa região uma nova perspectiva de crescimento e desenvolvimento humano, científico e tecnológico. Edgar chamou a atenção para o surgimento de vários estudos sobre mudanças climáticas e Nova Iguaçu e toda a Baixada Fluminense correm o risco de serem afetados negativamente por tais alterações no clima. Segundo o diretor do Parque Natural iguaçuano, a iniciativa da UFRRJ com o plantio das árvores no “Jardim o pequeno Tinguá” vai ajudar, ao lado de outras iniciativas de reflorestamento, na diminuição das “ilhas de calor” nesta região, purificando o ar e tornando o clima mais ameno.

O Reitor da Universidade Rural, professor Roberto Rodrigues, parabenizou a direção do IM e seus funcionários pela realização do evento. Ele ressaltou que ações de arborização e urbanização do câmpus de Nova Iguaçu da UFRRJ são iniciativas fundamentais para o aumento da socialização da comunidade acadêmica (professores, estudantes e técnicos), a partir da humanização do convívio universitário. Para o representante máximo da UFRRJ, a ação do plantio das árvores no IM é simbólica, em função da necessidade de revitalização da universidade e da própria vida em nosso país. Para o Reitor, o “Jardim o pequeno Tinguá” traz em seu bojo o significado de uma nova esperança e de um novo futuro para todos nós, sinalizando o ressurgimento da Vida, apesar desta pandemia que ameaça milhares de brasileiros país afora. O professor Roberto concluiu afirmando que a certeza que esse plantio de árvores no IM reforça em cada um de nós é que a UFRRJ vai continuar cumprindo o seu papel, buscando a superação das dificuldades atuais e reafirmando seu compromisso inegociável com a defesa da Vida e por um ensino público, gratuito, de qualidade e cada vez mais inclusivo para a sociedade brasileira.

Por Ricardo Portugal – Assessoria de Imprensa e Comunicação do IM/UFRRJ

O Reitor Roberto Rodrigues e o diretor do IM/UFRRJ, Paulo Cosme de Oliveira, ladeados por ambientalistas do EAE e do Parque Natural de Nova Iguaçu, além de servidores do IM

Placa do Jardim “O Pequeno Tinguá” no IM/UFRRJ

Plantio de mudas no Jardim “O pequeno Tinguá”