Reitor da UFRRJ, Roberto Rodrigues, e Pró-Reitor Leandro Dias, em reunião recente com o vice Geraldo Alckmin, em Brasília
Na manhã do último dia 10/09, o Reitor professor Roberto Rodrigues e o Pró-Reitor adjunto da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, professor Leandro Dias, foram recebidos, em Brasília, pelo vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin.
O encontro, mediado por Rafael Braz (PSB), tratou dos projetos do Parque Ecotecnológico da UFRRJ e da valorização das terras do câmpus Seropédica da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).
“Foi uma honra imensa apresentar ao vice-presidente Geraldo Alckmin os projetos em curso na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, em especial, o Parque Ecotecnológico. Ele ficou muito impressionado com o potencial de desenvolvimento da região, fortemente integrada por diversos veios logísticos e ligada ao Complexo Portuário de Itaguaí, que tem despontado como um caminho de investimento industrial. De alguma maneira, posso dizer que esteve hoje em debate, no Palácio do Alvorada, a potência da UFRRJ no desenvolvimento da Baixada Fluminense, apresentada como local de oportunidades, desenvolvimento tecnológico e inovação”, afirmou o professor Leandro Dias.
O Pró-Reitor da PROPPG acrescentou que Alckmin mostrou-se muito interessado nas propostas apresentadas, destacando membros da equipe técnica do MDIC para um diálogo mais aprofundado. Destacou que os projetos apresentados estão fortemente vinculados com a política industrial intitulada Nova Indústria Brasil, que tem entre suas missões a Agroindústria Sustentável, a Segurança Alimentar, a Mobilidade Verde e a Descarbonização e Transição Energéticas, todos temas articulados com os projetos da UFRRJ.
O vice-presidente Geraldo Alckmin também ressaltou que o modelo apresentado pela UFRRJ de Parque Ecotecnológico é relevante, e que tem assistido o sucesso de várias experiências semelhantes, especialmente no estado de São Paulo. Nesse aspecto, ele ressaltou a força econômica do eixo formado pela Rodovia Presidente Dutra, que agrega uma grande quantidade de indústrias, especialmente no território paulista, e que pode assistir à ampliação deste mesmo modelo no estado do Rio de Janeiro.
“Essa conversa se deu entendendo a importância da nossa região no desenvolvimento do país e de nossos projetos, que convergem com a própria política de neoindustrialização proposta pelo governo Lula. Foi uma reunião muito positiva. A ideia é que façamos outros encaminhamentos a partir desta conversa inicial”, finalizou o Reitor da UFRRJ.
Com informações da Coordenadoria de Comunicação Social da Universidade Rural (CCS/UFRRJ)
Foto: MDIC – Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços
Últimas Notícias