Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages

UFRRJ fica entre as melhores no ranking do Pibid e da Residência Pedagógica

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulgou os resultados das avaliações dos programas Pibid (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) e Residência Pedagógica de mais de 250 instituições participantes pelo Brasil, em 2020. A Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) ficou entre as melhores nestas avaliações.

No programa Residência Pedagógica (RP), a Rural ficou na 9ª colocação entre 270 instituições de ensino participantes pelo Brasil. Já no programa Pibid, a UFRRJ foi classificada na 37ª posição entre 294 instituições avaliadas.

Na análise de mérito, dentre a pontuação máxima de 1000 pontos, obtivemos 935 pontos no Pibid e 929 pontos na Residência Pedagógica, por exemplo.

O Pró-Reitor de Graduação, Joecildo Rocha, agradeceu a todos e todas, assim como enumerou quem participou dessa construção.

“Esse foi um grande esforço das coordenações institucionais dos programas Pibid e Residência Pedagógica, por meio dos docentes Douglas Monsôres e Raquel Alvitos; das coordenações dos cursos de licenciatura e seus colegiados; dos coordenadores dos subprojetos; dos docentes que atuam na formação da docência, da Comissão Permanente de Formação de Professores (CPFP); das servidoras e servidores da Prograd e da Administração Central da UFRRJ”, destacou o Pró-Reitor.

Programas na Rural

A UFRRJ já participa dos editais do Pibid desde 2007. Há acompanhamento pedagógico de um docente da universidade, que coordena cada núcleo de licenciandos do programa e um docente da educação básica que faz a supervisão do processo de ensino-aprendizagem, o que colabora com a importante visão de que a escola tem um papel decisivo na formação de novos docentes.

De acordo com o coordenador institucional do Pibid na Rural, professor Douglas Monsôres, a contribuição do programa na formação de novos professores da educação básica “é inestimável, pois se cria um ambiente colaborativo entre a Universidade e as escolas públicas municipais e estaduais”.

Monsôres destacou também que o programa é voltado para licenciandos da primeira metade dos cursos de licenciatura. “O Pibid é hoje um dos programas mais profícuos no objetivo de desenvolver nesses alunos uma identidade com a profissão do magistério da educação básica”, pontuou o professor.

Neste programa, o licenciando tem a oportunidade de estudar novas metodologias de ensino e elaborar aulas e materiais didáticos inovadores, aplicando-os em salas de aula reais da educação básica. Assim, a prática do docente é o centro dos estudos e experimentos realizados no programa.

A coordenadora institucional do programa RP na Rural, professora Raquel Alvitos, lembrou que este resultado é fruto de um trabalho contínuo, sério e de excelência acadêmica, desenvolvido há anos na Universidade.

“Trata-se de um trabalho que para muitos passa despercebido, mas que se insere no espaço mais amplo da construção da política de formação docente da UFRRJ”, destacou a professora.

Para além disso, “o programa institucional resultou de um trabalho coletivo feito nos meses de janeiro e fevereiro e que integrou as coordenações de curso, os docentes que irão atuar no programa, dedicados técnicos educacionais da Prograd, a coordenação institucional atual do Pibid e o próprio Pró-Reitor de Graduação Joecildo Rocha”, finalizou Raquel Alvitos.

Por Cleiton Bezerra – Assessoria de Comunicação da Prograd/UFRRJ