Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages

UFRRJ e Receita Federal do Brasil assinam acordo de cooperação técnica

 No dia 11 de agosto, a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) firmou um acordo de cooperação técnica com a Receita Federal do Brasil, fortalecendo a parceria entre as instituições e abrindo novas oportunidades para futuros projetos. A assinatura do documento celebrou também os 16 meses do Projeto 3Rs da UFRRJ, conduzido pelo professor Robson Mariano, do Instituto de Ciências Exatas.

O Projeto 3Rs é uma iniciativa que visa integrar educação e comunidade, de modo a promover a democratização do acesso à tecnologia, com foco nos princípios: Reciclar, Reutilizar e Ressignificar. Ele tem o apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), por meio do Termo de Execução Descentralizada (TED) nº 953474, que viabiliza recursos necessários para pagamento de bolsas estudantis e despesas inerentes às atividades preconizadas no plano de trabalho.

O projeto é plural no que se refere à participação dos cursos de graduação da UFRRJ: Matemática/Licenciatura, Matemática Aplicada, Engenharia de Alimentos, Sistemas de Informação, Licenciatura em Educação no Campo, Licenciatura em Educação Especial e Administração de Empresas.

Frutos do Projeto 3Rs

Atualmente, a equipe do Projeto 3Rs é composta por 18 integrantes, sendo 13 estudantes de graduação (9 bolsistas e 4 voluntários), 4 estudantes do ensino médio da rede pública do entorno da UFRRJ (bolsistas) e 1 estudante do ensino fundamental II.

Ao longo dos seus 16 meses de atuação, o Projeto 3Rs desenvolveu uma ampla gama de atividades. O docente Robson Mariano destaca que, dentre seus principais objetivos, estão incluídos “melhorar a infraestrutura do espaço físico, atenuar o ‘muro invisível’ que separa a UFRRJ da comunidade do seu entorno e promover, junto aos membros participantes, ações que favoreçam o crescimento pessoal e o desenvolvimento profissional”. Robson destaca que nesse período de atuação, não houve registro de trancamento de matrícula por parte dos estudantes integrantes do projeto. No que tange à retenção em disciplinas no ensino de graduação, houve uma queda significativa. A maioria dos integrantes não reprovou em nenhuma disciplina.

Dentre as atividades desenvolvidas, o professor ressalta a doação de 57 computadores reciclados e ressignificados, oriundos do desfazimento de órgãos públicos ou doações. O oferecimento de oficinas para a comunidade da terceira idade e escolar nas áreas de mídias sociais, inteligência artificial, robótica educacional e modelagem 3D, além da entrega de kits de inclusão digital a 35 famílias com crianças em idade escolar na Associação dos Remanescentes do Quilombo da Ilha da Marambaia (ARQIMAR).

Cerca de 250 pessoas foram atendidas por atividades desenvolvidas pelo Projeto 3Rs junto à comunidade do entorno da UFRRJ, escolas públicas e comunidade quilombola nesse período.

O acordo de cooperação com a RFB

Robson Mariano explica que o Acordo de Cooperação Técnica entre a UFRRJ e a Receita Federal é um dos legados deixado pelo Projeto 3Rs, visto que “o propósito do mesmo é consolidar as ações sustentáveis de reciclagem, descaracterização, transformação ou reutilização de mercadorias apreendidas, custodiadas pelas Unidades da 7ª Região Fiscal da Receita Federal do Brasil, visando a cooperação no desenvolvimento e na execução de atividades relacionadas à pesquisa, à extensão e à inovação, nos diversos campi da UFRRJ”, explica.

Perguntado sobre os desafios para o semestre que se inicia, Robson destaca: “como coordenador do Projeto 3Rs da UFRRJ, reconheço que este será um período de desafios. Com o término dos recursos oriundos do TED, enfrentamos incertezas, especialmente pela impossibilidade de manter bolsas para os estudantes, o que nos obrigará a reduzir parte das atividades. Entretanto, o 3Rs é muito mais do que um projeto: é um time que transforma sonhos em legados. Com essa força coletiva, seguiremos atuando incansavelmente junto a órgãos de fomento e parlamentares, em busca de novas parcerias e recursos que garantam a continuidade e a ampliação das nossas ações, visando a inclusão e transformação social, sempre orientados pelos princípios que nos movem: Reciclar, Reutilizar e Ressignificar”.

Estiveram presentes na cerimônia de assinatura do acordo representantes da Receita Federal do Brasil, dentre eles, o Superintendente da 7ª Região Fiscal da Receita Federal do Brasil Claudiney Cubeiro dos Santos, que assinou o documento junto do reitor da UFRRJ, professor Roberto Rodrigues, e do Delegado da Alfândega do Porto de Itaguaí José Antonio Calado. Também presentes a pró-reitora de Extensão Maria Ivone Barbosa, a Superintendente do Ministério da Gestão Inovação e Serviços Públicos, a diretora de Patrimônio do Ministério da Gestão Inovação e Serviços Públicos, o procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho, a gerente de acesso Aquaviário do Porto de Itaguaí, a direção do Instituto de Ciências Exatas, corpo docente, coordenação de curso e corpo técnico-administrativo.

Com informações da Coordenadoria de Comunicação Social da Universidade Rural (CCS/UFRRJ)

O coordenador do Projeto 3Rs, professor Robson Mariano, assinou o acordo da UFRRJ com a RFB, tendo ao lado o Superintendente da 7ª Região Fiscal da Receita Federal do Brasil, Claudiney dos Santos, o Reitor da UFRRJ, professor Roberto Rodrigues, e o Delegado da Alfândega do Porto de Itaguaí, José Antonio Calado