O III Encontro Nacional de Linguística Aplicada (ENALA 2025), ocorrido entre os dias 23 e 26 de setembro deste ano em Maceió/AL – simultaneamente nas modalidades presencial e remota – surgiu das experiências adquiridas pelos/as integrantes do grupo de pesquisa interinstitucional Discurso, Ensino e Aprendizagem de Línguas e Literaturas (GEDEALL/CNPq), da Faculdade de Letras (FALE), da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), em diversas ações no campo da Linguística, da Literatura e do Ensino e Aprendizagem, mais especificamente no campo da Linguística Aplicada (LA), originadas em diversos Projetos Acadêmicos de Pesquisa, Ações de Extensão representativas no Estado e na promoção de Eventos Locais, Regionais e Nacionais, sempre com a colaboração de outras unidades educacionais do Estado.
Para esta terceira edição do evento (cuja temática foi “Alteridades em (re)existência“), o objetivo foi expandir e aprofundar reflexões teóricas, metodológicas e práticas sobre os estudos em Linguística Aplicada na perspectiva transdisciplinar implicada, e da transformação sobre temáticas sociais relevantes para o ensino, pesquisa e extensão. Além disso, as metas foram: a) Contribuir para a ampliação de ações acerca das práticas discursivas da linguagem; b) Expandir a relação nacional entre grupos de pesquisa e colaboradores locais nos estudos da LA; c) Promover propostas científicas associadas ao campo da Educação Básica visando à Qualidade da Educação; d) Fortalecer as ações do Grupo de Estudos Discurso, Ensino e Aprendizagem de Línguas e Literaturas, para a consolidação de atividades de pesquisa no Programa de Pós-graduação em Linguística/UFAL e Literatura e no Programa de Mestrado Profissional em Letras/UFAL; e) Estimular o debate de temas hodiernos que promovam a qualidade de vida, a justiça e a equidade social, além do respeito à diversidade; f) Promover ações que favoreçam a construção da cidadania; g) Socializar estudos nos diversos campos da LA, estimulando a constituição de novas pesquisas na área, ampliando novas reflexões teóricas, metodológicas e práticas.
As professoras doutoras do Instituto Multidisciplinar da UFRRJ Rosineide Guilherme da Silva e Sara Fazollo (atual vice-diretora do IM/UFRRJ) marcaram presença no evento, discorrendo sobre o tema: “Tecnologias digitais na elaboração de materiais didáticos de Espanhol, com base na Pedagogia Decolonial e na valorização do Patrimônio Cultural latino-americano“.
Por Ricardo Portugal – Assessoria de Comunicação do IM/UFRRJ
Últimas Notícias