A professora de Relações Internacionais da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), María del Carmen Villarreal Villamar é autora de um dos capítulos da publicação Atlas da Justiça Climática na América Latina e no Caribe, lançada pela Libreria CLACSO. A obra reúne pesquisadores do Brasil e da Espanha e oferece uma análise crítica sobre a emergência climática no continente.
A docente da Universidade Rural contribui com análises sobre governança climática, migrações ambientais e deslocamentos forçados, temas centrais para compreender os impactos sociais e políticos da crise ambiental na região.
Editado por Enara Echart Muñoz, Lara Sartório Gonçalves, Rubens de S. Duarte, Breno Bringel, Carlos R. S. Milani e Caio Samuel Milagres, o Atlas da Justiça Climática na América Latina e no Caribe discute como soluções “verdes” de curto prazo, orientadas por lógicas economicistas, acabam aprofundando desigualdades sociais e ambientais sem enfrentar as causas estruturais da crise ecológica.
Com o apoio de mapas, gráficos, linhas do tempo e narrativas acessíveis, a publicação busca tornar visível a complexidade das disputas contemporâneas em torno da reconstrução das relações entre sociedade e natureza no século XXI.
A publicação está disponível para download gratuito no link a seguir: https://libreria.clacso.org/publicacion.php?p=4584&c=1