Pesquisadores apresentaram estudos sobre políticas educacionais, práticas antirracistas e
impactos ambientais no Rio de Janeiro
O primeiro dia de apresentações da XII Reunião Anual de Iniciação Científica da UFRRJ
(RAIC 2025), realizado na segunda-feira, dia 10/11, reuniu trabalhos que abordaram temas como
educação infantil, equidade racial, meio ambiente e estudos linguísticos. As atividades
ocorreram entre 14h e 17h, com a participação de discentes, docentes e pesquisadores de
diversas áreas.
A abertura contou com a apresentação de Max da Costa Araújo Silva, que discutiu os
desafios do atendimento em creches no trabalho “Plano Nacional de Educação e o
atendimento à creche no Estado do Rio de Janeiro”. Em seguida, Bruna Vital dos Santos
Santana ampliou o debate com o estudo “Creches no Estado do Rio de Janeiro: oferta e
atendimento a partir das metas do Plano Nacional de Educação”, reforçando a importância
das políticas públicas voltadas à infância.
O evento também trouxe reflexões sobre práticas pedagógicas antirracistas. Ana Carolina
Paixão Soares apresentou o trabalho “Educação e equidade racial: um guia antirracista para
as escolas”, enquanto Samuel Leocádio abordou “Antirracismo e Extensão Universitária: o
papel do PET na Baixada Fluminense”, destacando o papel transformador da universidade
na promoção da igualdade racial.
Por motivo de ausência, a professora Mariane apresentou o estudo de Flávia Vitória Torres
Ferreira sobre o Plano Nacional de Educação e o atendimento à creche no estado. Após um
breve intervalo para o café, as discussões voltaram-se para as questões ambientais, com Renan
dos Prazeres Souza expondo “Dinâmica do Fogo e Mudanças no Uso do Solo na Mata
Atlântica Fluminense: uma análise multitemporal via Google Earth Engine”. Na sequência,
João Victor Bueno apresentou “Mapeamento de Solos: Convencional versus Digital a partir
de técnicas de aprendizado de máquina na Bacia Hidrográfica do Rio Bonito”.
A programação seguiu com Carolina Ferreira Camilo, que discutiu experiências de formação
antirracista na educação básica em “Práticas Antirracistas na Educação Básica:
experiências formativas com professora do CAp-UFRJ”.
Encerrando o dia, dois trabalhos da área de linguística foram apresentados: “A avaliação da
concordância verbal da terceira pessoa em Nova Iguaçu”, de Márcio André, e “A variação
entre ‘só que’ e ‘mas’ na quebra de expectativa: uma análise baseada em testes de
produção”, de Letícia Aline Amaral Mattos, ambos orientados pela professora Juliana
Segadas. As pesquisas reforçaram a relevância dos estudos sobre variação linguística na
compreensão das dinâmicas sociolinguísticas brasileiras.
As apresentações foram avaliadas pelas professoras Anelise Monteiro do Nascimento,
Juliana Barbosa Segadas Vianna, Aline Moura, Eliza Marcia Oliveira Lippe, Virginia Georg
Schindhelm, Andreia Cruz, Katia Emmerick Andrade e Clarice Vieira.
O primeiro dia da RAIC 2025 encerrou-se em clima de entusiasmo e troca de conhecimento, com
destaque para a diversidade de temas e a relevância social das pesquisas apresentadas.
Por Roberta Medeiros Lima de Souza e Raquel Gomes Brandão, estudantes do curso de
Letras – Português/Literaturas, câmpus Nova Iguaçu da UFRRJ.
Fotos: Glayce Kelly Oliveira, Juliana Sampaio Neves e Davi Faria
Revisão: Jonathan Monteiro, jornalista e bolsista de Jornalismo da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação – Coordenadoria de Comunicação Social da Universidade Rural PROPPG/CCS/UFRRJ

Primeiro dia da RAIC 2025 no câmpus Nova Iguaçu/UFRRJ destaca debates sobre educação, equidade racial e meio ambiente Foto: Juliana Sampaio Neves