Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages

NOTA DA PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO DA UFRRJ À COMUNIDADE ACADÊMICA

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UFRRJ informa que o CTC da CAPES acaba de aprovar a proposta de criação do Mestrado Interdisciplinar em Humanidades Digitais da UFRRJ, sediado no câmpus Nova Iguaçu (Instituto Multidisciplinar).

Trata-se do PRIMEIRO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO NO PAÍS voltado exclusivamente a essa área do conhecimento, que vem se expandindo aceleradamente no cenário internacional.

Com esse resultado, a nossa universidade encerra o processo de Avaliação de Propostas de Cursos Novos (APCNs) 2017-2018, com um saldo extremamente positivo. Obtivemos a aprovação de três das quatro propostas de mestrado apresentadas (Economia, Geologia e Humanidades Digitais) e de dois dos três doutorados propostos (Ciências Sociais e Psicologia), totalizando um índice de sucesso superior a 70%.

Esses dados chamam a atenção, num momento marcado por crescentes restrições à expansão do sistema nacional de pós-graduação, no qual se estima que menos de 20% das propostas recebidas pela CAPES sejam aprovadas. Comprova-se a importância do acompanhamento realizado pela Coordenação Geral de Pós-Graduação, sob responsabilidade do professor Paulo Botteon, aos grupos formuladores das novas propostas e a análise criteriosa de cada uma delas pelos pareceristas indicados pela Câmara de Pesquisa e Pós-Graduação antes da submissão à CAPES.

Em breve, realizaremos um balanço das transformações no conjunto do cenário da pós-graduação na UFRRJ, combinando os resultados da avaliação quadrienal ocorrida em 2017 com o da avaliação dos APCN’s em 2018.

De forma preliminar, é possível destacar a diversificação das nossas áreas de atuação na pós-graduação, como desdobramento da expansão ocorrida na graduação, e o crescente potencial da UFRRJ para desenvolver projetos de caráter interdisciplinar.