(GEO)² – Colloquium – Falando sobre GEOciências e GEOgrafia

Com a Drª. Fernanda Santos, da University of California, Merced
Tema: “O fogo que arde sem se ver: Biogeociências e os efeitos dos incêndios na matéria orgânica do solo e da água”
Dia 21/8 (terça-feira), às 14h, no auditório da Pós-Graduação do Instituto Multidisciplinar da UFRRJ (câmpus Nova Iguaçu)
Fernanda Santos nasceu e cresceu em Nova Iguaçu. Estudou Geografia (bacharelado e licenciatura) na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), onde foi bolsista do Programa Especial de Treinamento da CAPES, e mais tarde foi estagiária da EMBRAPA – Solos. Ainda como estudante de graduação, fez pesquisas na área de pedologia, com foco nas mudanças de carbono orgânico no solo com o uso do solo.
No mestrado em Geografia na Hunter College, City University of New York (EUA), quantificou e mapeou as diferentes escalas da heterogeneidade da superfície terrestre. Como estudante de doutorado em Ciências da Terra e do Meio Ambiente no The Graduate Center, City University of New York, quantificou a dinâmica do carbono e nitrogênio das raízes e do carvão no solo. Como pesquisadora de pós-doutorado na Michigan State University (EUA), desenvolveu pesquisas na área de Ecologia do Fogo.
Atualmente, é pesquisadora de pós-doutorado na Universidade da Califórnia, Merced, onde desenvolve pesquisas de caráter interdisciplinar na interface solo e água. Atualmente, sua pesquisa foca nos efeitos do fogo na dinâmica da matéria orgânica em ecossistemas terrestres e aquáticos.
Por Ricardo Portugal – Assessoria de Imprensa do IM/UFRRJ