Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages

Administração

Objetivo Geral

O objetivo geral do curso é entregar à sociedade profissionais de Administração com conhecimentos, competências, habilidades e atitudes profissionais e sociais, pautados em uma formação com diretrizes humanas, sustentáveis (no sentido social, ambiental, econômico e cultural) e inovadoras. Isso, através do processo de ensino-aprendizado de teoria, técnicas e práticas consolidadas e avançadas na área de gestão, focado no desenvolvimento autônomo, proativo, criativo, inovador, empreendedor e responsável do discente, entendendo-o como um agente de transformação socioambiental da micro e macrorregião onde vive, sendo apoiado pela estrutura institucional da universidade, a fim de se fortalecer como agente transformador através da educação. Para tanto, consideramos as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Administração, o perfil do nosso egresso e as demandas locais, regionais e mudanças do mundo do trabalho (PPC, pag, 50).

PERFIL PROFISSIONAL, COMPETÊNCIAS E HABILIDADES

O Perfil do Egresso do curso de Administração do campus de Nova Iguaçu da UFRRJ, vinculado ao Instituto Multidisciplinar (IM) e ao Departamento de Administração e Turismo (DAT), é fundamentado na tríade: i) Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs); ii) Demandas sociais, econômicas, culturais e ambientais locais/regional; e iii) necessidades do mercado de trabalho; consolidando uma trajetória acadêmica planejada que integra teoria e prática por meio de metodologias que promovem o desenvolvimento de competências. Os docentes atuam como condutores desse processo, ofertando componentes curriculares e projetos que contribuem para essa formação.

Segundo as DCNs (Brasil, 2021), a formação em Administração deve promover competências humanas, analíticas e quantitativas, essenciais à qualificação profissional. No nosso curso, o desenvolvimento dessas competências envolve a integração de conhecimentos (conteúdos), habilidades (prática) e atitudes (crenças e motivações), alinhando-se às políticas do Projeto Pedagógico Institucional da UFRRJ, que visa à formação profissional e cidadã de forma gratuita e de qualidade. As diretrizes estabelecem que o egresso deve integrar conhecimentos essenciais à administração sendo capazes de criar ou aprimorar modelos de negócios social, ambiental e economicamente sustentáveis, incluindo áreas como Economia, Finanças, Contabilidade, Marketing, Operações, Comportamento Organizacional e Ciências Sociais.

Além disso, o curso busca capacitar o aluno a abordar problemas e oportunidades de forma sistêmica, compreendendo o ambiente, modelando processos e analisando impactos em múltiplas dimensões (social, política, ambiental, ética). Outra meta é desenvolver a habilidade de formular, diagnosticar e propor soluções para problemas, utilizando evidências e hipóteses, com ênfase na análise quantitativa e qualitativa de informações confiáveis, comunicação clara e julgamento crítico. O egresso deve estar preparado para usar técnicas analíticas, pensar tecnologicamente e gerenciar recursos, estabelecendo objetivos, planejando ações e mobilizando equipes.

Competências interpessoais, como empatia, trabalho em equipe, gestão de conflitos e comunicação eficaz, também são priorizadas, assim como a autonomia no aprendizado e na atualização contínua de conhecimentos ao longo da vida profissional. Essas competências são desenvolvidas ao longo do curso, por meio de práticas que simulem ambientes reais de atuação, com feedback construtivo, e podem ser trabalhadas de formas diversificadas além de disciplinas tradicionais.

O curso é pautado no tripé da universidade pública: ensino, pesquisa e extensão, promovendo não só o conhecimento técnico, mas também o científico e prático. Essa formação visa preparar profissionais capazes de atuar como agentes de transformação social, promovendo gestão participativa, ética, responsabilidade socioambiental e pluralidade, ampliando sua participação no cenário político, social e econômico e capacitando-os a gerir organizações de diferentes tamanhos com competência em administração.

Fontes:

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Superior. Resolução CNE/CES nº 5, de 14 de outubro de 2021. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Administração. Diário Oficial da União: Seção 1, p. 47, 18 out. 2021. Disponível em: AMES. Acesso em: 19 maio 2025.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO; UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO; INSTITUTO MULTIDISCIPLINAR; COORDENAÇÃO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO. Projeto pedagógico: curso de bacharelado em Administração na modalidade presencial. Nova Iguaçu, 2023. 155 p.

PPC – Curso de Bacharelado em Administração