O I SEMILLAH – Seminário Internacional Latino-Afro-Hispânico promete ricas discussões e reflexões, no fim deste mês, no câmpus Nova Iguaçu da UFRRJ.
Com o tema “Desafiando fronteiras, construindo Redes“, a iniciativa tem como objetivo construir uma rede transnacional e interdisciplinar de circulação de saberes sobre as populações negras no espaço latino-afro-hispânico, reunindo pesquisadores de diferentes partes do Brasil e das Américas. Entendemos que as identidades negras não são essenciais, mas elaboradas de forma relacional, contextual e diaspórica.
A própria definição de negritude, cujas origens remontam à colonização, está balizada no deslocamento – físico e simbólico – entre a Europa, a África e as Américas. Neste sentido, a construção de identidades negras e a luta contra as desigualdades raciais extrapolam os limites do Estado-nação. Embora ele se proponha unitário, é formado pela multiplicidade de indivíduos, muitos deles forçosamente silenciados e preteridos como sujeito de direito.
O I SEMILLAH propõe ainda difundir a produção de saberes sobre a negritude na América Latina, numa perspectiva Sul-Sul que consolide o diálogo entre o Brasil e os países da região. Assim, almejamos fortalecer o diálogo entre a academia, movimentos sociais, artistas e demais atores que se dedicam à questão racial no território latino-afro-hispânico, composto pelos países latino-americanos e africanos de língua espanhola, francesa e portuguesa.
O evento será realizado de 26 a 28 de novembro de 2018, no Câmpus Nova Iguaçu da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (Instituto Multidisciplinar).
Confira a programação acessando o link: https://semillahufrrj.wixsite.com/isemillah/programacao
Ricardo Portugal – Assessoria de Imprensa do IM/UFRRJ
Últimas Notícias