Neste mês de outubro, a UFRRJ completa 108 anos de realizações, e está preparada para mais um centenário. Uma larga caminhada pelas liberdades, pela ciência e tecnologia, bem como pela primazia da razão sobre os dogmas e as sombras da violência. É assim no mundo do conhecimento: divergir e convergir tem o mesmo peso, um se nutre do outro. Conviver de maneira harmônica com o que de nos difere, nos fortalece. É na universidade que hoje encontramos tamanha diversidade de culturas, saberes e energias. Nela, a cultura da morte e da intolerância jamais deverá se estabelecer.
Entretanto, devemos ficar atentos. Não podemos incorporar práticas e visões de mundo opressoras. No ambiente universitário, quando desqualificamos o outro, um estudante ou um servidor público dedicado, anulamos a possibilidade de construir consensos. Como nos ensina Paulo Freire, quem se posiciona pelas liberdades e a democracia não pode se expressar através da violência verbal ou física.
Considerando esses princípios, em 18 de outubro, a Reitoria reuniu-se com a comunidade do Instituto Multidisciplinar, quando se confirmou o compromisso de todos com o respeito e a liberdade de manifestação e expressão. Na ocasião, foram definidas ações que nos fortalecerão para o enfrentamento das ameaças dos tempos sombrios em que vivemos.
A Reitoria
19/10/2018
Últimas Notícias