Produtora cultural da EPA/IM/UFRRJ promove Festival Literário no centro de Nova Iguaçu
Um verdadeiro encontro para celebrar a força das palavras, da escuta e das narrativas femininas
Nos próximos dias 6 e 7 de dezembro, a partir das 15 horas, a Praça dos Direitos Humanos – na Via Light, centro de Nova Iguaçu – será palco do Festival Literário Escritas Subversivas – Substantivo Feminino.
Serão dois dias de programação gratuita com autoras periféricas, rodas de conversa, oficinas literárias, feira de economia criativa literária, apresentações artísticas e muito mais, com interpretação e tradução simultânea na Língua Brasileira de Sinais.
Idealização dos evento
Liz Córdova é idealizadora, produtora e curadora do Festival Literário “Escritas Subversivas – Substantivo Feminino”. O evento tem como objetivo ampliar o acesso à literatura de autoria feminina, especialmente daquelas que atuam em territórios periféricos, além de fortalecer as conexões entre autoras da Baixada Fluminense e de outras regiões.
Com uma programação que inclui debates, oficinas e apresentações artísticas, o festival celebra a diversidade de trajetórias e valoriza práticas comunitárias de leitura, ao mesmo tempo em que presta uma homenagem póstuma ao legado de Lírian Tabosa, poetisa e importante figura da resistência cultural na Baixada Fluminense.
Liz é egressa do curso de Letras do Instituto Multidisciplinar (IM) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ, câmpus Nova Iguaçu). Atualmente, ela cursa o mestrado no Programa de Pós-Graduação em Patrimônio, Cultura e Sociedade (PPGPaCS / UFRRJ), onde desenvolve pesquisa sobre o projeto “Escritas Subversivas”.
Ao longo de sua trajetória acadêmica, Liz Córdova tem aprofundado seus estudos nas interseções entre cultura, educação e as dinâmicas sociais das periferias. Além disso, atua como produtora cultural na Escola Popular de Artes (EPA), projeto de extensão do Instituto Multidisciplinar da UFRRJ.
Confira abaixo a íntegra da programação do festival:
Serviço
Dias: 06 e 07 de dezembro
Horário: a partir das 15 horas
Local: Praça dos Direitos Humanos – Via Light, no centro de Nova Iguaçu
Por Ricardo Portugal – Assessoria de Comunicação do IM/UFRRJ