Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages

IM/UFRRJ sedia 1ª Conferência Temática de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário da Região Metropolitana do estado do RJ

Com a etapa temática inserida no contexto da Região Metropolitana do RJ, realizou-se no último dia 25/11 a 1ª Conferência Temática de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário.

O encontro ocorreu no auditório do Instituto Multidisciplinar (câmpus Nova Iguaçu) da UFRRJ no âmbito da 3ª Conferência Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidária, cujo foco é a busca de uma agenda política de transformação agroecológica para o Brasil Rural. A 3ª CNDRSS é uma iniciativa do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, e organizada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável (Condraf), em parceria com os governos municipais locais e a sociedade civil organizada.

Uma das coordenadoras/organizadoras do evento é a professora Betty Rocha, do curso de Ciências Econômicas do IM/UFRRJ, que faz parte do conjunto de entidades que compõem a Comissão Organizadora do evento, ao lado da Articulação de Agroecologia do Rio de Janeiro, a EMBRAPA – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, a EMATER/RJ a AUP Baixada/UFRRJ – Projeto de Extensão e Pesquisa em Agricultura Urbana e Economia Solidária na Baixada Fluminense, a Cooperativa de Consultoria, Projetos e Serviços em Desenvolvimento Sustentável (CEDRO), o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário de Nova Iguaçu, o Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Nova Iguaçu, o Coletivo Manga – Medicina Ancestral Natural, a ONG Germinando Amor, de Duque de Caxias, a Prefeitura Municipal de Nova Iguaçu e também com apoio da Superintendência Federal do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, órgão do Ministério do Desenvolvimento Agrário.

A conferência subdividiu-se em 5 eixos temáticos, a saber:

EIXO 1 – “Papel do Brasil Rural como resposta à Emergência Climática e às demais crises globais

EIXO 2 – “Transformação agroecológica dos sistemas alimentares e do Brasil Rural”

EIXO 3 – “Democratização do acesso ao Território, à Terra e à Água”

EIXO 4 – “Direitos Sociais e Bem Viver”

EIXO 5  “Estado, Participação Popular e Políticas Públicas para o Brasil Rural

Mesa de Abertura

Fizeram parte da mesa de abertura do evento (foto) a profª. Sara Fazollo, vice-diretora do Instituto Multidisciplinar da UFRRJ; sr. Roberto Ponciano, chefe de Divisão da Superintendência do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar; sr. Caio Carneiro, Secretário Municipal de Agricultura e Meio Ambiente de Nova Iguaçu; sr. Edgar Martins, Subsecretário Municipal de Agricultura e Meio Ambiente de Nova Iguaçu; Elias da Silva, presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável de Nova Iguaçu, Inayna Sabas, presidente do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Nova Iguaçu; Generosa da Silva, da Articulação de Agroecologia do Rio de Janeiro e a profª. Betty Rocha, do Dept°. de Ciências Econômicas do IM/UFRRJ, representando neste ato a Comissão Organizadora Estadual da conferência., que irão repre

Foram organizados Grupos de Trabalho (foto) compostos por agricultores familiares, além de representantes da sociedade civil organizada e do poder público. Eles debateram os temas inerentes aos 5 eixos temáticos da Conferência, elaborando propostas que foram apresentadas na plenária final.

Cinco delegados(as) e dois suplentes foram eleitos pela plenária final do encontro. Eles vão representar a Região Metropolitana do Rio de Janeiro na etapa da Conferência Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário, a realizar-se no próximo dia 16 de dezembro na cidade do Rio de Janeiro, a saber:

Adriana Santos (Poder Público), Matheus Fortunato (juventude rural), Dirlene Miranda, Joseni de Fátima e Eliana Coelho – Titulares;

José Alexandre e Inêz Gomes – Suplentes;

A eleição dos delegados(as) titulares e suplentes seguiu rigorosamente as cotas obrigatórias, em conformidade com as orientações da Comissão Organizadora Estadual.

Uma presença marcante no encontro foi da índia Eliana Coelho Leite da Silva, natural do estado do Amazonas (Alto Solimões), pertencente à etnia Baré (foto).

De acordo com a professora Betty Rocha, uma das organizadoras desta 1ª Conferência Temática, o encontro traduziu-se num espaço de debate, reflexão, construção coletiva de propostas e de deliberação sobre políticas públicas voltadas ao desenvolvimento rural sustentável e solidário da Região Metropolitana do RJ, onde o campo rural foi pensado num contexto abrangente, que inclui as florestas, as águas e também as cidades, frente às emergências climáticas atuais.

Por Ricardo Portugal – Assessoria de Comunicação do IM/UFRRJ

 

                   Mesa de Abertura da Conferência Temática

 A índia Eliana Coelho Leite da Silva (etnia Baré)

  Um dos Grupos de Trabalho debatendo eixos temáticos da conferência