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Alunos de Educação Especial do IM/UFRRJ elegem direção para o diretório acadêmico do curso

Direção eleita para o DA de Educação Especial do IM/UFRRJ. Da esquerda p/direita: Carícia Cris Silva Martins (Vice), Thaís de Oliveira Silva (Presidente) e Caio Belloni (Secretário-geral)

Alunos da Licenciatura em Educação Especial do IM/UFRRJ elegeram – nesse mês de novembro – uma direção para o Diretório Acadêmico (DA) do curso.

Ela vai comandar, pelos próximos 365 dias, o órgão encarregado de encaminhar os pleitos e as reivindicações estudantis junto a Direção do Instituto Multidisciplinar e a Direção de câmpus Nova Iguaçu da UFRRJ.

Foram eleitos os seguintes estudantes para a direção do DA do curso de Licenciatura em Educação Especial:

Presidente: Thaís de Oliveira Silva

Vice-presidente: Carícia Cris Silva Martins

Secretário-Geral: Caio Belloni

A UFRRJ é a única universidade que possui o curso de Licenciatura em Educação Especial no estado do Rio de Janeiro.

Confira a seguir as propostas da chapa 1 “Todos pela Educação Especial“, eleita para o mandato de um ano:

PLANO DE GESTÃO E COMPROMISSO 2025-2026

Diretório Acadêmico do Curso de Licenciatura em Educação Especial (DALEE)

NOME DA CHAPA: Diretório Acadêmico da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (DAEEPEI)

MODALIDADE: Educação a Distância (EAD) com Transição para Semipresencial (2026)

A CHAPA DAEEPEI CONVIDA VOCÊ A CONSTRUIR UMA GESTÃO DE LUTA, ACESSIBILIDADE E REPRESENTATIVIDADE NA EAD/Semipresencial!

1. INTRODUÇÃO: O NOSSO COMPROMISSO

​O presente Plano de Gestão tem por finalidade apresentar as diretrizes, metas e ações que nortearão as atividades do Diretório Acadêmico do Curso de Licenciatura em Educação Especial (DALEE) no biênio 2025–2026, sob a liderança da Chapa DAEEPEI.

​Nossa chapa entende o DALEE como a voz ativa do corpo discente, especialmente no contexto desafiador da Educação a Distância e na iminente transição para o semipresencial em 2026. Nossa missão é clara: garantir que as vozes dos estudantes sejam não apenas ouvidas, mas valorizadas e integradas ativamente nos processos formativos e institucionais.

​O movimento DAEEPEI nasce do compromisso inegociável com a equidade, a acessibilidade e a inclusão. Nosso Pacto com a Comunidade Estudantil é fundamentado nos valores de respeito à singularidade, ética e responsabilidade social, e, sobretudo, na ação intransigente anticapacitista, antirracista e LGBTQIA+.

2. EIXOS DE LUTA E NOSSAS PROPOSTAS

​A Chapa DAEEPEI desenvolverá suas ações com base nos seguintes eixos estruturantes, transformando-os em Compromissos de Gestão e Vitória:

2.1. REPRESENTATIVIDADE E PARTICIPAÇÃO ESTUDANTIL

COMPROMISSO: Fortalecer os vínculos entre discentes, coordenação e instituição, assegurando escuta ativa e participação democrática nas decisões acadêmicas.

AÇÃO-CHAVE: Implementar o “Canal Aberto DAEEPEI”, um espaço virtual mensal com horários fixos para diálogo direto. Nossa gestão garante colher demandas e oferecer feedback claro sobre os encaminhamentos institucionais.

2.2. INCLUSÃO, ACESSIBILIDADE E LUTA ANTICAPACITISTA

COMPROMISSO: Atuar de forma anticapacitista e intransigente na garantia de condições equitativas de aprendizagem, com ênfase nas pautas dos estudantes Neurodivergentes e/ou Pessoa com Deficiência.

AÇÃO-CHAVE: Mapear, em conjunto com o Núcleo de Atendimento Inclusivo (NAI), as barreiras digitais e pedagógicas do AVA e propor, semestralmente, um Relatório Oficial de Recomendações de Acessibilidade à coordenação.

2.3. DIVERSIDADE ÉTNICO-RACIAL E DIREITOS HUMANOS

COMPROMISSO: Promover ações que estimulem o debate sobre as relações étnico-raciais, a valorização da identidade e o combate imediato a qualquer forma de crimes raciais e capacitistas.

AÇÃO-CHAVE: Organizar ações como palestras e rodas de conversa com o tema “Educação Inclusiva e Interseccionalidades”, focando na implementação efetiva da Lei nº 10.639/03 e na discussão da diversidade LGBTQIA+ no contexto da deficiência.

2.4. SUSTENTABILIDADE E PROJETOS DE EXTENSÃO SOCIAL

COMPROMISSO: Desenvolver projetos voltados à responsabilidade socioambiental e à construção de uma comunidade acadêmica mais consciente e engajada.

AÇÃO-CHAVE: Promover a “Maratona de Extensão Social EAD”, estimulando estudantes a desenvolverem projetos de intervenção digital (materiais acessíveis, podcasts, webinars) com impacto em suas comunidades locais, para validação de horas complementares.

2.5. COMUNICAÇÃO, TECNOLOGIA E VISIBILIDADE

COMPROMISSO: Utilizar as tecnologias digitais como ferramentas de inclusão e visibilidade das ações, fortalecendo a comunicação entre os estudantes da modalidade EAD/Semipresencial.

AÇÃO-CHAVE: Implementar a Política de Comunicação Acessível do DAEEPEI, garantindo que todas as publicações em mídias sociais utilizem recursos como audiodescrição em imagens, legendagem e linguagem simples, servindo como modelo de acessibilidade digital.

2.6. PLANEJAMENTO E GESTÃO FINANCEIRA

COMPROMISSO: Assegurar a transparência administrativa e financeira das ações do DALEE, com foco na otimização dos recursos.

AÇÃO-CHAVE: Publicar, no site e mídias do DALEE, um Relatório de Prestação de Contas Simplificado a cada semestre, detalhando receitas e despesas de forma clara e acessível a todos os discentes.

2.7. GESTÃO ESTRATÉGICA E TRANSIÇÃO DE MODALIDADE

COMPROMISSO: Atuar proativamente para minimizar os impactos da transição EAD/Semipresencial e garantir a qualidade do curso.

AÇÃO-CHAVE 1 (Mandato): O mandato da chapa eleita terá duração de um ano, a partir da posse (2025). Este período será crucial para focar nas necessidades urgentes da transição para 2026, podendo ser reavaliado conforme o andamento do curso e estatuto.

AÇÃO-CHAVE 2 (Plataforma): Iniciar imediatamente a articulação com a coordenação e setores competentes para Buscar Orçamento e Implementação de uma plataforma virtual eficiente, moderna e, acima de tudo, acessível para uso contínuo do curso.

2.8. APRIMORAMENTO CURRICULAR (DIDÁTICA E PRÁTICA)

COMPROMISSO: Lutar por um currículo mais sólido na formação prática e pedagógica do Licenciado em Educação Especial.

AÇÃO-CHAVE: Propor, formalmente, à coordenação do curso a Ampliação das Disciplinas de Didática e a convergência da carga horária para termos um esteio maior da Pedagogia em cada período, qualificando a formação docente.

2.9. Políticas de Permanência e Assistência Estudantil

Compromisso : garantir a permanência dos estudantes por meio da luta por programas de assistência, promovendo a equidade.

Ação- Chave: lutar pelos inclusão dos estudantes nos programas institucionais de bolsas, auxílio alimentação e vale transporte.

3. CONCLUSÃO: NOSSO COMPROMISSO COM A LUTA

​A Chapa Diretório Acadêmico da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (DAEEPEI) reafirma, por meio deste plano de gestão, o seu compromisso inabalável com uma atuação ética, participativa e comprometida com os valores da educação inclusiva.

​Na modalidade EAD/Semipresencial, o desafio de criar vínculos e promover a representatividade estudantil é imenso. Com a transição para o semipresencial, a necessidade de uma voz forte se multiplica. Por isso, a gestão DAEEPEI 2025–2026 propõe-se a ser mais do que um diretório: seremos um espaço de acolhimento, de luta ativa e de pertencimento, onde cada estudante possa reconhecer-se como parte essencial da construção de uma educação pública, democrática e acessível a todos.

Vote DAEEPEI. Vote Acessibilidade, Representatividade e Luta!

4. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

  • ​BRASIL. Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Diário Oficial da União, Brasília, 2015.

  • ​BRASIL. Lei nº 10.639, de 9 de janeiro de 2003. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira”. Diário Oficial da União, Brasília, 2003.

  • ​FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

  • ​MANTOAN, Maria Teresa Eglér. Inclusão escolar: o que é? Por quê? Como fazer? São Paulo: Moderna, 2003.

  • ​MITTLER, Peter. Educação Inclusiva: contextos sociais. Porto Alegre: Artmed, 2003

      Por Ricardo Portugal – Assessoria de Comunicação do IM/UFRRJ