Debate entre as chapas concorrentes à Reitoria da UFRRJ no auditório do P1 (Gustavão)
Nos últimos dois meses, a UFRRJ está vivenciando a consulta pública para escolher quem vai compor a Reitoria no período entre 2025 e 2029. O pleito é organizado pela e para a comunidade acadêmica – formada por estudantes, técnicos-administrativos e docentes. São as entidades representativas desses segmentos que articulam todo o processo, que tem como objetivo possibilitar uma escolha paritária, na qual os votos das três categorias têm pesos iguais. Nesta semana, nos dias 10 e 11 de dezembro, será realizado o segundo turno, quando as duas chapas mais votadas na primeira etapa vão disputar a preferência do eleitorado. A atual consulta pública consolida uma prática democrática realizada há quatro décadas na Universidade Rural, que periodicamente se abre ao debate de propostas sobre seu futuro e reflete acerca de seu papel na sociedade.
A democracia na escolha da Reitoria é garantida pelo modelo paritário de distribuição dos votos, no qual cada um dos três segmentos possui 33,3% do total. Assim, mesmo que qualquer uma das categorias tenha um número maior de votos absolutos, uma fórmula garante que o peso final seja de 1/3 (detalhes no ‘Regimento da Consulta Pública para a Escolha da Reitoria UFRRJ 2025-2029’, disponível em https://abre.ai/lED5).
“Temos um legado democrático na Rural, uma forma de realizar um diálogo com a comunidade”. A declaração é da professora Elisa Guaraná, presidente da Comissão de Organização da Consulta Pública da Universidade Rural (COC/UFRRJ). “No processo deste ano, tivemos a oportunidade de passar dois meses e meio mergulhados no debate sobre a instituição, com apontamentos para construir um projeto de universidade. Isso foi um ganho muito grande”, acrescentou ela.
Mas a participação de cada segmento é fundamental para que essa democracia seja de fato plena, pois há uma relação entre a quantidade de pessoas aptas a votar e o número efetivo de votos (lembrando que, nesta consulta, o sufrágio é facultativo).
“A participação reforça o caráter democrático de um pleito que vai definir o que a gente quer para os próximos quatro anos”, pontuou o servidor Jerry Lima, um dos representantes dos técnico-administrativos na COC/UFRRJ. “Por isso, é fundamental que as categorias conclamem seus pares a se engajarem no processo”, concluiu Jerry.
A chamada para o envolvimento de alunos, servidores técnicos e professores é reforçada por outro membro da COC/UFRRJ: o estudante de pós-graduação Edmir Amanajás, parte da representação discente na Comissão:
“É muito importante que a comunidade universitária participe, intervindo num processo que vai levar à organização de um contexto em que ela mesma vive. A partir do momento que você toma parte desse movimento, você cria responsabilidade sobre ele”, destacou Edmir.
Como, quando e onde votar
Assim como no primeiro turno, a votação vai ocorrer totalmente em ambiente virtual, pelo SIGEleição, através do link: https://sigeleicao.ufrrj.br/sigeleicao/
Das 9h de 10 de dezembro às 20h de 11 de dezembro, o eleitor deve acessar o sistema com os mesmos dados (usuário e senha) que utiliza para entrar no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa) ou no Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos (Sipac). Depois, deve responder a uma pergunta de segurança para completar o login.
Já dentro do sistema, o usuário precisa clicar na palavra “votar” no canto esquerdo da tela. Em seguida, deve escolher a opção “Consulta Pública à Comunidade Universitária para a Escolha da Reitoria UFRRJ 2025-2029” e clicar na seta verde.
Depois da exibição da lista de candidatos, o eleitor vai clicar em “entrar na cabine”. A tela seguinte mostrará a imagem de uma urna eletrônica (como as usadas tradicionalmente nas eleições brasileiras). Daí, basta digitar o número da chapa de sua escolha e clicar no botão “confirma”.
A Comissão de Organização da Consulta (COC/UFRRJ) está disponibilizando para a comunidade universitária um computador na entrada do Pavilhão Central (P1), no câmpus Seropédica. A COC informa que é livre a manifestação do voto e apoio, “mas não será permitida a panfletagem próximo ao computador no P1”.
De acordo com o Regimento da Consulta Pública, estão aptos a votar os docentes que pertencem ao quadro permanente e ativo, além dos substitutos; os estudantes regularmente matriculados nos cursos de graduação e pós-graduação, bem como os alunos do Colégio Técnico (CTUR); os técnicos-administrativos do quadro permanente e ativo; e os servidores cedidos, anistiados, movimentados e reintegrados à UFRRJ.
Se houver qualquer dificuldade em acessar o sistema ou impedimento em realizar o voto, deve-se procurar os representantes da Comissão Organizadora no P1 (junto ao computador), ou entrar em contato pelo e-mail consultarural2024@gmail.com ou pelos telefones (21) 97648-2136 / (21) 99461-3531.
Quando: das 9h de 10 de dezembro às 20h de 11 de dezembro de 2024
Onde: SIGEleição: https://sigeleicao.ufrrj.br/sigeleicao/
Quem pode votar: docentes, estudantes (de graduação, da pós e do CTUR), técnicos-administrativos, servidores cedidos, anistiados, movimentados e reintegrados.
Como: acessar SIGEleição; clicar em “votar”; escolher a opção “Consulta Pública à Comunidade Universitária para a Escolha da Reitoria UFRRJ 2025-2029”; ver a lista de candidatos e clicar em “entrar na cabine”; digitar o número da chapa de sua escolha e clicar em “confirma”.
Reportagem: João Henrique Oliveira (CCS/UFRRJ)
Imagem: Adur-RJ e João Henrique Oliveira
Últimas Notícias