Setembro Amarelo na UFRRJ

Desde 2014, o mês de setembro é dedicado à campanha de conscientização sobre a prevenção ao suicídio, conhecida como “Setembro Amarelo”. Nacionalmente, a ação é promovida pelo Centro de Valorização da Vida (CVV) e pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), em conjunto com o Conselho Federal de Medicina (CFM).

De acordo com o site oficial da campanha, são registrados mais de 13 mil suicídios todos os anos no Brasil. Através de ações de conscientização sobre temas relacionados à saúde mental, o Setembro Amarelo busca diminuir estes números. Apesar de o dia 10 de setembro ter sido oficializado como o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, é importante que a temática seja discutida também durante os demais meses do ano.

Para ressaltar a importância do assunto, a Prefeitura Universitária do câmpus Seropédica da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) instalou de forma simbólica a iluminação amarela no Pavilhão Central (P1).

Como buscar ajuda

O Centro de Valorização da Vida disponibiliza ajuda 24h para pessoas que estejam precisando de auxílio. É possível conversar com um voluntário através do número 188 ou pelo chat disponível no site www.cvv.org.br.

Na UFRRJ, o Setor de Apoio Psicossocial ao Estudante, vinculado à Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Proaes), realiza um plantão de atendimento on-line para escuta e acolhimento dos discentes.  Os atendimentos são realizados por uma equipe multidisciplinar do setor, integrada por duas assistentes sociais, uma psicóloga e uma técnica de assuntos educacionais. Em caso de dúvidas, envie um e-mail para seape@ufrrj.br.

Os trabalhadores da UFRRJ também podem encontrar atendimento psicológico na própria Universidade. A equipe de psicologia da Coordenação de Atenção à Saúde e Segurança do Trabalho (Casst/Progep) disponibiliza atendimento remoto aos trabalhadores que necessitarem de apoio. As inscrições podem ser feitas neste formulário: http://abre.ai/casst

O projeto de extensão Plantão Psicológico Online oferece atendimento a trabalhadores e estudantes da Rural e do Ctur e a comunidade de Seropédica. A proposta não é realizar psicoterapia, mas oferecer escuta e acolhimento a pessoas em momentos de crise. Acesse o formulário em: https://bit.ly/33ZVpV2

Texto: Isabele Bard, bolsista de Comunicação da Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Rural (Prograd/UFRRJ)