Serviço de e-mail da UFRRJ migra para o Gmail

Em meio a pandemia do Covid-19, o uso de plataformas digitais aumentou de forma exponencial, pois grande parte das atividades administrativas e acadêmicas passaram a ser executadas de forma online. Essa situação reflete o ocorrido na UFRRJ, onde diversas medidas foram definidas para o período de trabalho remoto, incluindo a adesão a plataformas por parte da Universidade

No estudo feito para implantação dos Estudos Continuados Emergenciais (ECE), o Grupo de Trabalho responsável por avaliar as ferramentas de apoio ao ensino superior em outras instituições chegou a conclusão de que “as plataformas Gsuite for education e Microsoft Teams apresentaram maior aderência aos critérios definidos, e podem ser consideradas como as principais ferramentas de ação na adequação dos estudos continuados emergenciais. A plataforma da Google possui a vantagem por permitir que o serviço de e-mail (@ufrrj.br) seja utilizado em conjunto com a plataforma, contando apenas (caso seja de interesse da instituição) com o custo de treinamento da equipe. Ressaltando que, como a UFRRJ é uma instituição de ensino, não há custo para aquisição da licença”.

Desta forma, a Propladi/Cotic realizou ações de atendimento aos requisitos do ECE, com a possibilidade de utilização da ferramenta Microsoft Teams de forma coorporativa usando o login @ufrrj.br, conforme noticiado neste portal em fevereiro.

Em continuidade a essas ações, estava sendo preparado para agosto a disponibilização das ferramentas Gsuite for education, que conta inclusive com o uso do Meet (plataforma de videoconferência) com tempo de reunião superior ao oferecido pelo Google ao grande público.

No entanto, na última quarta-feira uma forte instabilidade elétrica atingiu o município de Seropédica, chegando a causar falha em uns dos geradores que atendem ao P1. Durante esse período de falhas, o servidor que abriga o antigo Rural Mail também foi atingido gerando diversos problemas ao sistema.

Por esse motivo, a implantação e suas etapas tiveram seu cronograma encurtado, sendo realizado de forma acelerada a fim de evitar perda de mensagens para a UFRRJ.

A migração de contas está disponível para servidores (técnicos e docentes), e as informações para essa migração estão no memorando circular enviado na segunda-feira, 19/7, pela Propladi a todos os servidores.

Em breve serão disponibilizadas as informações para os discentes.

Texto: CCS com informações da Pró-Reitoria de Planejamento, Avaliação e Desenvolvimento Institucional da Universidade Rural (Propladi/UFRRJ)