Concluída a fase preliminar da apuração de denúncias sobre fraudes em cotas raciais

A Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Rural (Prograd/UFRRJ) divulgou nesta terça-feira (dia 20/10), o resultado da etapa de recursos vinculada à apuração inicial das 41 denúncias sobre ocupação irregular de vagas reservadas a estudantes negros e indígenas, recebidas entre junho e julho/2020.

A primeira fase da apuração consistiu na convocação dos estudantes e egressos denunciados e identificados para participarem de entrevista de heteroidentificação presencial, realizadas nos dias 7 e 15 deste mês.

Na primeira entrevista, 35 convocados compareceram, quatro faltaram, e dois discentes compareceram ao local, mas não participaram do atendimento.

Na fase dos recursos, em 15/10, dos 35 habilitados para entrevista recursal, dois tiveram a autodeclaração validada; seis não formalizaram interposição contra o parecer inicial; e 27 dos que compareceram à etapa permaneceram indeferidos, após a avaliação realizada por comissão recursal de heteroidentificação.

Na segunda-feira, dia 19/10, o grupo que tem atuado na apuração das denúncias recebeu orientações da Procuradoria Federal junto a UFRRJ sobre a continuidade da apuração.

As informações sobre a etapa concluída e as próximas fases de apuração poderão ser consultadas neste linkConsultas de processos e denúncias

O procedimento foi conduzido de acordo com as orientações estabelecidas pela portaria da Reitoria, que dispõe sobre a heteroidentificação complementar à autodeclaração étnico-racial, para apuração preliminar de denúncias acerca de estudantes matriculados e egressos nos cursos de graduação presenciais da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Texto: CCS com Pró-Reitoria de Graduação/UFRRJ