Trabalho do Observatório Baixada Cultural é homenageado na ALERJ

O coletivo de pesquisa e extensão é uma parceria entre UFRRJ e IFRJ

Reconhecer o trabalho de organizações que promovem o desenvolvimento da cultura no território fluminense do Rio de Janeiro. Esse é o objetivo do diploma Heloneida Studart da Comissão de Cultura da Assembleia Legislativa do Estado do Rio Janeiro (Alerj) recebido pelo Observatório Baixada Cultural (OBaC), no dia 29 de novembro.

Durante a sessão de entrega do prêmio, presidida pelo deputado estadual Eliomar Coelho (PSB), 45 artistas e produtores culturais foram contemplados por essa edição da honraria, instituída inicialmente em 2009. Dentre os escolhidos, 65% realizam suas atividades fora da capital e 30% são da Baixada Fluminense. Nos últimos quatro anos, 130 pessoas e instituições foram homenageadas com o diploma.

Sobre o Observatório Baixada Cultural

Criado em 2020, o OBaC tem como objetivo produzir pesquisas, intervenções e estudos focados no território da Baixada Fluminense através de projetos de extensão. A parceria envolve pesquisadores da Universidade Rural (UFRRJ), do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ) e de pesquisadores independentes que moram e/ou atuam na Baixada Fluminense. Os professores Bruno Borja (UFRRJ, Nova Iguaçu) e João Guerreiro (IFRJ, Nilópolis) são os coordenadores do trabalho.

Nesse período, o grupo promoveu uma pesquisa sobre o impacto da Covid-19 na economia criativa da região, em parceria com o Observatório da Economia Criativa da Bahia, que coordenou o estudo nacional. De acordo com Borja, a análise identificou a dificuldade que os municípios da Baixada tiveram em executar a Lei Aldir Blanc e como isso foi sendo resolvido.

“Entre os 13 municípios, foram observadas desigualdades. As cidades com maior estrutura no campo da cultura e da política cultural, como Nova Iguaçu e Duque de Caxias, conseguiram executar melhor a Lei – diferentemente de Belford Roxo e Japeri, por exemplo”, pontuou o coordenador. O relatório da pesquisa, publicado em 2021, pode ser acessado clicando aqui.

A atuação do Observatório Baixada Cultural já beneficiou mais de 300 fazedores culturais da região, através de cursos de elaboração de projetos, de portfólio e de prestação de contas. Os municípios de Japeri, Guapimirim, Magé e Nova Iguaçu são alguns dos mais instrumentalizados pela iniciativa. Além disso, atuam junto aos poderes públicos locais, aos grupos e coletivos culturais para o fortalecimento da articulação da rede cultural no território.

Douglas Marques (IFRJ), Bruno Borja (UFRRJ), João Guerreiro (IFRJ), Dep. Est. Eliomar Coelho e Utanaan Reis (UFRJ) na Alerj

Com informações da Coordenadoria de Comunicação Social da Universidade Rural (CCS/UFRRJ)