Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages

Escola Popular de Artes do IM/UFRRJ ganha prêmio de excelência da Comissão Estadual de Cultura da ALERJ

 

Reprodução do Diploma Heloneida Studart de Cultura, conferido pela ALERJ à Escola Popular de Artes do Instituto Multidisciplinar da UFRRJ

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Professor Bruno Borja (coordenador da EPA/UFRRJ), ao lado da Pró-Reitora de Extensão, Rosa Mendes, da Pró-Reitora Adjunta de Extensão, Edileuza Queiroz, e da chefe do DAC, Camila Eller, na cerimônia de entrega do Diploma Heloneida Studart de Cultura à EPA/UFRRJ

Por iniciativa da Comissão Estadual de Cultura da Assembleia Legislativa do estado do RJ (ALERJ), presidida pela Deputada Estadual Verônica Lima (PT), a Escola Popular de Artes do Instituto Multidisciplinar da Universidade Rural (EPA//IM/UFRRJ) foi agraciada com o Diploma Heloneida Studart de Cultura, em sessão solene no último dia 8 de agosto.

A Escola Popular de Artes é um projeto extensão vinculado à Pró-Reitoria de Extensão (PROEXT/UFRRJ) e apoiada pelo Departamento de Arte e Cultura (DAC/UFRRJ), chefiado pela servidora técnica-administrativa Camila Eller.

De acordo com Bruno Borja, coordenador da EPA/IM/UFRRJ e professor do Departamento de Ciências Econômicas do Instituto Multidisciplinar (câmpus Nova Iguaçu da Universidade Rural), o prêmio da Comissão de Cultura da ALERJ acontece desde 2009. Ele informou que na cerimônia ocorrida no Palácio Tiradentes, centro do Rio de Janeiro, foram agraciados dezenas de fazedores e fazedoras de cultura de todo o estado, num momento marcante de reconhecimento do esforço desses coletivos de produtores culturais e artistas que promovem e difundem a cultura em todo o estado do RJ. O professor Bruno explicou que a Escola Popular de Artes do Instituto Multidisciplinar da Universidade Rural foi selecionada para o recebimento do diploma em razão de sua atuação em formação em cultura, promovendo-a em dois momentos: primeiramente, formando os estudantes como arte-educadores, nas diferentes áreas em que atuam. Depois, quando esses mesmos alunos atuam junto às pessoas que se inscrevem nos cursos de extensão e fazem a formação para toda a comunidade interessada. São oferecidas em torno de dez oficinas por semestre, dentre elas Música, Poesia, Teatro, Literatura, Costura Criativa, Horta, Pintura, Desenho, Sonorização e Discotecagem, Desenho de Figura Humana, História em Quadrinhos, que são oferecidas em todos os períodos e que atraem um público bastante interessado nesse tipo de formação.

O coordenador da EPA/IM/UFRRJ destacou também que a concessão do diploma reforça a importância da política cultural ora desenvolvida pela Universidade Federal Rural do RJ, e mostra que a referida instituição acadêmica está no caminho certo, como incentivadora de iniciativas culturais junto às comunidades de seu entorno, fortalecendo a relação entre Cultura e Extensão.

A Escola Popular de Artes da Universidade Rural está focada na criação e fomento de espaços artístico-culturais na cidade de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense. Seu objetivo principal é a consolidação do câmpus do Instituto Multidisciplinar como um equipamento cultural da cidade, apoiando a produção cultural local e atuando na formação de produtores de cultura em toda a região.

Por Ricardo Portugal – Assessoria de Imprensa e Comunicação do IM/UFRRJ