RNP divulga relatório sobre interrupção na Internet da UFRRJ

A Rede Nacional de Pesquisa (RNP) encaminhou à UFRRJ ofício e relatório sobre o incidente ocorrido em 19 de dezembro de 2019, que deixou a Universidade sem internet por mais de 90 horas. De acordo com o ofício enviado em 27 de dezembro, a interrupção da rede foi devido ao rompimento da fibra ótica “por vandalismo”. Já o relatório da RNP apontou falhas no atendimento prestado pela empresa de telecomunicações Algar Telecom, operadora contratada para realizar a manutenção da fibra que liga a Rural ao servidor da RNP, localizado no bairro de Botafogo, na zona sul do Rio de Janeiro.

Segundo a RNP, “houve demora da Algar na identificação do rompimento”, além de morosidade no atendimento às solicitações da UFRRJ. O relatório aponta ainda que, diante da gravidade do incidente, a operadora local deveria “atuar de forma mais tempestiva no disparo de equipes de campo para identificação da falha”.

O documento também indica que, em relação ao serviço prestado pela Algar, “a RNP irá acionar as cláusulas contratuais referentes à quebra de SLA de disponibilidade e penalização, além da cobrança por melhoria na identificação de incidentes”. O termo SLA – sigla em inglês para Service Level Agreement – refere-se ao Acordo de Nível de Serviço, realizado em contratos de prestação de serviços em Tecnologia da Informação (TI). Ele especifica os serviços que o contratante pode esperar do fornecedor.

Por fim, a Rede Nacional de Pesquisa afirma que está realizando estudo de viabilidade técnica “para identificar alternativas de conexão com proteção […] até o PoP [Ponto de Presença] da RNP, sejam elas por fibra óptica em rotas distintas ou por rádio enlace”.

Clique aqui para acessar o ‘Relatório de Incidente do Serviço de Conectividade da UFRRJ’, produzido pela Gerência de Operações da RNP.

O que é a RNP?

A RNP é uma rede de alcance nacional para educação superior, pesquisa e inovação. Criada em 1989 pelo então Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), teve como objetivo inicial a construção de uma infraestrutura de internet de âmbito acadêmico.

Posicionamento da UFRRJ

A Pró-Reitoria de Planejamento, Avaliação e Desenvolvimento Institucional (Propladi/UFRRJ), que tem a Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (Cotic) como uma de suas unidades, esclarece que “tem agido de forma planejada e organizada para melhorar toda a infraestrutura da fibra ótica interna e do datacenter [centro de processamento de dados]”, com o objetivo de minimizar os casos de interrupção.

A Propladi/Cotic informa ainda que, desde o ano passado, tem feito reuniões com a RNP para encontrar soluções. De acordo com a Pró-Reitoria, “é importante destacar que a principal relação da Rede é com o MEC e a Rural é apenas um usuário do serviço”.

Com informações da Coordenadoria de Comunicação Social da Universidade Rural (CCS/UFRRJ)