Nota de pesar: Professor Raimundo Santos

O Reitor da UFRRJ Prof. Ricardo Berbara e o Programa de Pós-Graduação de Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade (CPDA/DDAS) publicam nota de pesar pelo falecimento do professor Raimundo Santos, ocorrido nesta segunda-feira, 19 de outubro de 2020.

“No dia em que os ares da liberdade voltam a soprar em nossa América Latina, desta vez, desde os altiplanos da Bolívia, nosso cavaleiro errante, exilado duas vezes por seu espírito rebelde e libertário, o professor Raimundo Santos (CPDA/ICHS) nos deixa. Um democrata e figura humana como poucas. Contador de muitas histórias alegres, comoventes e sempre otimista com nosso país e juventude –  “Ela nunca erra”, dizia – , ele parte para acompanhar Allende, Francisco Julião e tantos companheiros e companheiras que viveram seu tempo histórico. Nos deixa tristes, mas seguros que sua ternura jamais será esquecida. Deixamos nossa solidariedade aos colegas que conviveram com o Professor Raimundo em especial à sua família”.

Prof. Ricardo Berbara – Reitor da UFRRJ

_______________________________________________________________________________

“É com muito pesar e consternação de todos os docentes, técnico-administrativos e discentes do DDAS e do CPDA que comunicamos à comunidade acadêmica o falecimento do professor Raimundo Santos.

Raimundo foi professor da Universidade Federal da Paraíba, no então câmpus de Campina Grande, e veio para o CPDA ainda nos anos 1980, onde se dedicou ao ensino, à pesquisa e à edição da Revista Estudos Sociedade e Agricultura, da qual foi o criador e principal impulsionador. Dedicou-se à revista de corpo e alma, transformando-a numa das mais importantes publicações da área de Ciências Sociais voltadas para a análise do meio rural em suas múltiplas dimensões.
Graduado em Direito pela Universidade de Brasília, fez Pós-Graduação em Desenvolvimento Urbano e Regional pelo Curso de Desarrolo Urbano y Regional (CIDU) da Universidad Católica de Chile (1971), concluiu Mestrado em Ciência Política pela Facultad Latinoamericana de Ciencias Sociales 1978); e Doutorado em Ciência Política pela Universidad Nacional Autónoma de México (UNAM – 1984).
Desde sua vinda para o CPDA dedicou-se aos estudos na área de Ciência Política e História Intelectual, voltando-se para pesquisas sobre Pensamento Social Brasileiro, Cultura Política e Movimentos Sociais. Orientou vinte dissertações de mestrado e sete de doutorado, todas com temas relacionados a esses campos temáticos. Publicou diversos artigos, livros e capítulos de livros sobre o agrarismo brasileiro, em especial sobre Caio Prado Júnior e José de Souza Martins, bem como sobre as concepções do Partido Comunista Brasileiro, sempre inspirado pelo pensamento de Antonio Gramsci.
O CPDA se solidariza com amigos/as e familiares e exalta o caminho de lutas e vitórias, tanto no campo pessoal quanto no acadêmico, de Raimundo Santos”.
CPDA/DDAS/ICHS