Universidade Rural recebe visita do secretário-executivo da Andifes

É inegável o que a sabedoria popular eternizou com a frase “a união faz a força”. No contexto das universidades federais brasileiras isto é uma realidade desde maio de 1989, quando foi criada a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), que reúne 69 universidades brasileiras, sendo a UFRRJ uma delas. No dia 14/11, o secretário-executivo da entidade, Gustavo Balduíno, visitou a UFRRJ, onde teve a oportunidade de falar não só sobre as conquistas obtidas para as universidades, mas, também, sobre os desafios que se impõem ainda para o final de 2022 e o que está por vir, principalmente em 2023, cujo orçamento ainda não foi definido na esfera do governo federal. Ainda fazem parte da Andifes dois centros federais de educação tecnológica (os Cefet’s) e dois institutos federais de educação, ciência e tecnologia (os Ifet’s).

No encontro, Balduíno defendeu a união das instituições federais de ensino superior como a melhor maneira de otimizar as demandas e fez uma reverência aos reitores e dirigentes que se organizaram há 33 anos, para a criação da associação. “Hoje, temos universidades com grandes diferenças. Algumas têm hospitais e até navios. Outras têm uma grande área para administrar, como a Rural. Mas o mais importante é que, mesmo nesta reunião de contradições, elas são iguais e têm o mesmo peso na Andifes e hoje temos uma universidade mais Brasil”, observou o secretário.

No evento, estiveram presentes representantes dos conselhos superiores da Universidade – o Universitário (Consu) e o de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) – como discentes, diretores de instituto e do Colégio Técnico (CTUR), além de pró-reitores e dois ex-reitores. A professora Ana Maria Dantas, que foi reitora da Rural entre 2013 e 2017, destacou a importância da Andifes para o conjunto das universidades brasileiras: “Tivemos momentos muito difíceis para o próprio MEC entender o papel das Ifes na construção da política educacional do país. E a Andifes foi e é muito importante neste contexto.”

Da direita para a esquerda: Gustavo Balduíno, Roberto Rodrigues, Ricardo Berbara e Ana Dantas

Com informações da Coordenadoria de Comunicação Social da Universidade Rural (CCS/UFRRJ)