UFRRJ inicia retorno gradual e seguro às atividades presenciais

A bandeira amarela está em vigor na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) desde 3 de novembro de 2021, conforme a deliberação 426/2021 – SAOC.

Neste nível, é prevista a flexibilização de alguns pontos em relação ao nível mais severo. Entre eles, a abertura para retorno de até 30% de servidores lotados nos setores administrativos, atividades de pesquisa e projetos com necessidade de atividades presenciais.

O retorno de discentes, bem como de servidores técnicos-administrativos e docentes, está condicionado à comprovação de esquema vacinal completo contra a Covid-19, conforme deliberação 428/2021 – SAOC.

Durante a fase de bandeira amarela, é recomendada a adoção de medidas de prevenção ao novo coronavírus, a fim de criar um ambiente mais seguro para todos/as.

documento com as diretrizes para o plano de retomada de atividades administrativas e acadêmicas da UFRRJ apresenta mais detalhes sobre o que funciona ou não nos câmpus durante a fase de bandeira amarela. Confira alguns pontos a seguir:

• Entrada de veículos de transporte público no câmpus Seropédica: Acesso restrito ao interior do câmpus, atendo-se às orientações gerais de como se comportar no interior dos mesmos.
  • Banheiros coletivos: Janelas abertas. Lotação reduzida, de forma a garantir o distanciamento físico entre usuários. Higienização periódica.
  • Festas e confraternizações ao ar livre: Não autorizadas.
  • Lazer nas áreas abertas: Acesso restrito, com obrigatoriedade de utilização de máscaras, mantendo distanciamento físico e com proibição de aglomerações. Jogos esportivos de contato, atividades de recreação e confraternização não estão autorizados.
  • Restaurantes Universitários: Funcionamento suspenso.
  • Bibliotecas: Acesso impedido.
  • Ambiente de auditórios e anfiteatros: Atividades suspensas.
  • Ginásios e parque aquático: Uso impedido.
  • Quadras poliesportivas para atividades externas: Uso impedido.

Há, ainda, peças de comunicação visual sobre os procedimentos que deverão ser observados em salas de aulas teóricas e práticas e em outros setores específicos da instituição, como no Hospital Veterinário. Para baixar o material gráfico, acesse: https://coronavirus.ufrrj.br/procedimentos-para-retorno-presencial/

Entenda as fases do plano de retomada de atividades

Durante a pandemia de Covid-19, a retomada das atividades da Universidade Rural foi organizada em quatro fases, identificadas pelas bandeiras vermelha, amarela, verde e branca, conforme avaliação elaborada pelo Comitê de Acompanhamento do Novo Coronavírus na instituição:

As sugestões das mudanças de bandeiras são baseadas em indicadores epidemiológicos estaduais e dos municípios em que se encontram os câmpus da Universidade. Dentre os indicadores considerados, destacam-se a capacidade de resposta do sistema de saúde e o nível de transmissão do novo coronavírus.

Para informações mais detalhadas, consulte aqui as diretrizes para o plano de retomada.

Aulas presenciais: Universidade cumpre determinação do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2)

Em 5 de novembro, diante da determinação contida em decisão/despacho do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2), a Administração Central informou à comunidade universitária que as atividades de ensino deveriam retornar ao formato presencial, ainda que parcialmente, em todas as unidades acadêmicas no prazo máximo de duas semanas.

A nota de esclarecimento sobre a decisão e parecer de força executória para a retomada das aulas presenciais em todos os níveis de ensino no âmbito da UFRRJ pode ser lida aqui.

Servidores: Progep acompanha retorno ao trabalho presencial

Em 4 de novembro, a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep) divulgou documento, no formato de perguntas e respostas, a fim de esclarecer dúvidas e instruir as chefias imediatas das unidades acadêmicas e setores administrativos para o cumprimento das disposições contidas na Portaria Nº 5533/2021, que trata da adoção de medidas para o retorno gradual e seguro ao trabalho presencial no âmbito da UFRRJ.

O roteiro foi elaborado com base nas perguntas encaminhadas por servidores à Pró-Reitoria e por questionamentos feitos nas reuniões de trabalho com diretores de Institutos e chefes de departamento, e com as entidades representativas de servidores.

Para fazer o download do documento com as orientações,  clique aqui.

Acompanhe todas as notícias sobre a atuação da UFRRJ durante a pandemia no site https://coronavirus.ufrrj.br/

Com informações da Coordenadoria de Comunicação Social da UFRRJ (CCS/UFRRJ)