Sobre o desbloqueio parcial do orçamento de 2019

A Administração Central da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro informa que, no último dia 30/9, o Ministério da Educação desbloqueou R$ 8,9 milhões para o funcionamento da UFRRJ, e R$ 577 mil para o CTUR. Este recurso representa aproximadamente 41% do total que está contingenciado (R$ 23 milhões). O valor liberado é fundamental para a UFRRJ continuar em dia com os seus compromissos fixos (contas de água e energia elétrica, contratos de serviços terceirizados e bolsas de estudantes), porém insuficiente para concluirmos o ano.

Os esforços administrativos realizados em anos anteriores proporcionaram à UFRRJ equilíbrio no orçamento em nível gerenciável até o momento. Porém, qualquer corte no recurso previsto na Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2019 ataca a eficiência e o planejamento institucional que vem sendo construído ao longo destes dois anos.

Dessa forma, ressaltamos a importância do desbloqueio orçamentário, contudo, alertamos para a necessidade de que todo o recurso previsto na LOA 2019 seja liberado.

Seropédica, 1/10/2019

Administração Central da UFRRJ