Proaes explica sobre editais de auxílios a serem lançados em 2021

A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis da Universidade Rural (Proaes/UFRRJ) divulgou um vídeo com orientações sobre o lançamento de quatro editais para o ano de 2021, com previsão para junho e julho. Neste ano, serão oferecidas seis modalidades de auxílios a discentes de graduação com renda per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio.

O primeiro edital será para a inscrição no auxilio acessibilidade, modalidade de auxílio financeiro para estudantes com deficiência, que necessitem adquirir, contratar ou adaptar recursos para a permanência na universidade. A bolsa poderá ser acumulada com qualquer outro auxilio oferecido pela assistência estudantil, inclusive com as bolsas acadêmicas, desde que o valor total a ser recebido seja igual ou inferior a um 1,5 salário mínimo.

O segundo edital será destinado à inscrição no auxilio financeiro de inclusão digital e aquisição de equipamentos de tecnologia assistiva, também destinado  aos discentes com deficiência. Nas duas modalidades, somente poderão se inscrever discentes brasileiros, regularmente matriculados nos cursos de graduação presenciais da Universidade Rural, que sejam pessoas com deficiência comprovada por laudo médico.

O terceiro edital será destinado a todos os discentes matriculados na graduação presencial da UFRRJ e possibilitará a escolha entre duas modalidades de auxílio: o primeiro para compra de equipamentos, e o segundo refere-se ao auxilio de inclusão digital, para contratação de serviços de internet. Somente deverão se inscrever os estudantes que ainda não tenham sido beneficiados com o auxilio de inclusão digital no ano anterior. As duas modalidades não podem ser acumuladas, por isso, no momento da inscrição, o discente deve escolher apenas uma.

O último edital faz parte do programa Alunos Conectados, do Ministério da Educação (MEC). O programa garantirá o recebimento de chip de telefonia, para acesso à internet. Este edital é aberto para alunos da graduação presencial e à distância, assim como para os alunos da pós-graduação da UFRRJ.

Sobre editais para vagas no alojamento

A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis reforça que este ano não serão publicados editais de auxilio não-financeiro à moradia, ou seja, vagas no alojamento. O edital número 1 de 2020 para a concessão de vagas no alojamento também permanecerá com seu cronograma suspenso, enquanto as atividades acadêmicas presenciais não forem retomadas na universidade.

Para saber mais sobre os editais, veja o vídeo aqui ou no canal oficial da Proaes no Youtube

Acompanhe as publicações de editais no portal dos Assuntos Estudantis

Por Isabele Bard – estagiária de jornalismo da CCS/Prograd