Pró-Reitoria de Graduação da UFRRJ divulga orientações e prazos

A Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Rural (Prograd/UFRRJ) divulga orientações e prazos para:

a) reintegração ao curso;
b) prorrogação do prazo para conclusão de curso;
c) movimentação interna;
d) reingresso interno – habilitação/modalidade;
e) cancelamento de pré-matrícula a ingressantes de 2021.1 e
f) cancelamento de veteranos.

Orientações para reintegração e prorrogação de curso

Atenção ao Prazo! Esses processos devem ser realizados até o dia 09/07/2021

Os trâmites aplicam-se aos estudantes cujo tempo máximo de curso expira em 2020-2 (consulte o histórico escolar) ou àqueles que estão com a matrícula cancelada.
Para fazer a solicitação, os interessados devem seguir os passos abaixo:
1. Baixar o formulário de reintegração ou o formulário de prorrogação de curso, de acordo com o status no sistema acadêmico;
2. Preencher e assinar o formulário, cumprindo as exigências nele contidas;
3. Entrar em contato com a Coordenação de Curso, por e-mail, em posse desses documentos digitalizados;
4. Por sua vez, o coordenador deve solicitar a abertura do processo ao protocolo – Seção de Arquivo e Protocolo Geral (SAPG) – de cada campus.

Estudantes que já possuem processos abertos (seja de prorrogação do prazo, seja de reintegração ao curso) devem seguir esse mesmo procedimento. Ao enviar o formulário à coordenação de curso, basta informar o número do processo que já estava aberto.

Obs: MEMORANDO CIRCULAR Nº 208/2020 – PROPLADI de 10 de Setembro de 2020 (não solicitar a abertura de novos processos 100% digitais com o mesmo teor e finalidade dos processos já abertos).
Aquele que quiser solicitar prorrogação do prazo e já tiver processo de reintegração aberto, ou vice-versa, deverá usar o mesmo processo para a nova solicitação.
ATENÇÃO: Mesmo que o aluno possa integralizar o curso em 2020-2, sugiro que abra o processo de prorrogação, para não perder o prazo. Caso integralize o curso, arquivaremos o processo.

Orientações para movimentação interna

Atenção ao Prazo! Esses processos devem ser realizados até o dia 09/07/2021

A movimentação interna consiste na mudança de campus, de turno ou entre a modalidade presencial e a modalidade a distância no mesmo curso de graduação da UFRRJ, podendo ser requerida a partir do segundo período do curso de graduação.
Obs: O requerimento de movimentação interna, dirigido à Pró-reitoria de Graduação, deverá ser acompanhado de justificativa comprovada, e seu deferimento dependerá da existência de vaga e do parecer da Coordenação do Curso de destino.
1. Baixar o formulário de movimentação interna;
2. Preencher e assinar o formulário, cumprindo as exigências nele contidas;

Orientações para reingresso interno – habilitação/modalidade

Atenção ao Prazo! Esses processos devem ser realizados até o dia 09/07/2021

O reingresso interno consiste no retorno de concluinte ou diplomado para a integralização de nova habilitação/modalidade na mesma área, independentemente da existência de vagas no curso, de acordo com a Deliberação CEPE nº 136 de 04 de dezembro de 2008.
1. Baixar o formulário de reingresso interno;
2. Preencher e assinar o formulário, cumprindo as exigências nele contidas;

Orientações para cancelamento de pré-matrícula de ingressantes de 2021.1 e veteranos.

Atenção! Ambos sem prazos definidos.

A Pró-Reitoria de Graduação informa os procedimentos para solicitar cancelamento da pré-matrícula de estudantes pré-matriculados em 2021.1 que desistiram da vaga:
1. Preencher (informar dados do requerente, assinalar a opção cancelamento de matrícula e fornecer justificativa) e assinar o formulário de cancelamento de matrícula;
2. Fazer fotocópia de um documento de identificação oficial com foto;
3. Juntar os dois documentos listados acima (o formulário assinado e a fotocópia do documento);
4. Entrar em contato com a Coordenação de Curso, por e-mail, em posse desses documentos digitalizados;
5. Por sua vez, o coordenador deve solicitar a abertura do processo ao protocolo – Seção de Arquivo e Protocolo Geral (SAPG) – de cada câmpus.

Para os demais estudantes (veteranos), o cancelamento deve seguir as orientações publicadas no link a seguir: https://portal.ufrrj.br/esclarecimentos-sobre-o-tramite-do-cancelamento-de-matricula/

Com informações da Coordenadoria de Comunicação Social da Universidade Rural (CCS/UFRRJ)