Manual traz orientações sobre redes sociais institucionais para gestores da UFRRJ

O Manual de Mídias Sociais, elaborado pela Coordenadoria de Comunicação, é um guia prático sobre a gestão das redes sociais na universidade

Já está disponível para consulta e download o Manual de Mídias Sociais para Gestores da UFRRJ. A publicação servirá como guia de boas práticas aos responsáveis por redes sociais institucionais, dentro da universidade.

As redes sociais da UFRRJ não se restringem àquelas cujos conteúdos são produzidos e divulgados exclusivamente pela equipe da Coordenadoria de Comunicação Social (CCS). Existem também as redes sociais setoriais, abertas e mantidas pelos diversos setores da UFRRJ e seus respectivos gestores.

“A proposta do manual é justamente orientar esses gestores que passam a produzir conteúdo institucional sobre suas áreas de atuação e para públicos específicos da Rural. Normalmente, eles têm muitas dúvidas de como conduzir esse trabalho dentro das especificidades de cada mídia”, explica a jornalista Fernanda Barbosa, responsável pela elaboração do guia.

Com o manual em mãos, os gestores saberão quais os critérios para abrir um perfil institucional numa determinada rede social, terão orientações de como escrever uma notícia para canais digitais, como reconhecer seu público-alvo, além de ideias para postagens.

Sumário do Manual de Mídias Sociais

“Nós nos preocupamos também em inserir no manual alguns pontos que geram desconforto para o gestor, como a questão de lidar com comentários agressivos, ou que contenham propaganda/spam. Além disso, inserimos algumas questões sobre segurança da informação, com orientações sobre quem deve ter a senha das redes sociais, e como lidar com colaboradores temporários que inserem conteúdo”, explica a jornalista da CCS.

Fernanda ressalta que a ideia de publicar um guia para publicação nas redes sociais partiu da demanda da própria comunidade ruralina, cujos gestores, ao serem orientados sobre como inserir conteúdo e administrar websites setoriais, manifestavam dúvidas também em relação às mídias sociais.

Com o Manual de Mídias Sociais, a CCS completa uma série de documentos orientadores na área de Comunicação Social para a comunidade universitária. No primeiro semestre de 2021, também foram publicados o Catálogo Institucional 2021, uma publicação bilíngue com os principais dados da UFRRJ e o Manual de Identidade Visual, com as principais orientações para o uso e a criação de logomarcas e elementos visuais na universidade.

Essas e outras publicações podem ser encontradas no site da CCS, bem como todos os serviços de comunicação que o setor oferece à comunidade da UFRRJ, como serviço de design, orientações sobre criação de websites institucionais, dentre outros. Em breve, também estará disponível o serviço de orientação sob demanda sobre mídias sociais, como complemento ao manual publicado.

Coordenadoria de Comunicação Social da Universidade Rural (CCS/UFRRJ)