Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages

Forum dos Técnicos da UFRRJ inicia debate sobre ponto eletrônico

Nesta quinta-feira, 15/8, o pleno do Fórum dos Técnicos-Administrativos em Educação (TAE) da UFRRJ iniciou a discussão sobre o controle eletrônico de frequência dos servidores por meio do Sistema Integrado de Gestão de Recursos Humanos (SIGRH), em reunião realizada no auditório da Biblioteca Central, no câmpus Seropédica.

Na abertura do encontro, o Reitor Ricardo Berbara expôs a conjuntura enfrentada pela Universidade e reiterou a importância da participação dos servidores nos debates sobre o tema. A proposta da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep) é que a deliberação de ponto eletrônico seja amplamente discutida nas próximas reuniões do Fórum, nos meses de agosto e setembro, para que a Universidade normatize todas as possíveis ocorrências e defina o que será mais adequado para a instituição e, ao mesmo tempo, mais justo para seus servidores.

O calendário sugerido pela Pró-Reitora Amparo Cupolillo prevê a inclusão do documento na pauta do Conselho Universitário (Consu) em outubro, além de apresentação também ao Conselho de Administração (CAD). A previsão é de que em novembro a Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (Cotic), em parceria com o setor de Cadastro, realize as alterações necessárias no SIGRH.

Caso o calendário proposto seja seguido, já em dezembro aconteceria a implantação do sistema de registro de assiduidade e de pontualidade de forma piloto, em apenas um ou em poucos setores, para que possíveis inadequações sejam resolvidas. A sugestão é de que os servidores da Progep participem do piloto. Então, nos meses iniciais de 2020, seria possível a implantação do ponto eletrônico em toda a Universidade. “Esses prazos são flexíveis e também estão abertos à discussão”, reiterou Amparo.

Para o debate, serão inicialmente utilizadas duas deliberações de universidades federais que já regulamentaram a utilização do ponto eletrônico, a Universidade Federal de São João del-Rey (UFSJ) e a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). O presidente do Fórum dos Técnicos, Marcelo da Cunha Sales, destacou a importância da participação dos TAE em todo o processo de construção da deliberação da Rural. A opinião é compartilhada por Ivanilda Reis, representante do Sindicato dos Trabalhadores em Educação da UFRRJ (Sintur-RJ).

Na ocasião, o Pró-Reitor adjunto de Planejamento, Avaliação e Desenvolvimento Institucional, Fábio Cardozo da Silva, contrastou o SIGRH com o Sistema de Registro Eletrônico de Frequência (SISREF) do governo federal e destacou os benefícios da utilização do Sistema Integrado de Gestão (SIG) para a Universidade Rural. Ao final das exposições, os técnicos-administrativos presentes na reunião tiveram a oportunidade de expressar suas opiniões e tirar dúvidas sobre o tema. A elaboração do texto da deliberação será iniciada na próxima reunião do Fórum.

Por Michelle Carneiro (Coordenadoria de Comunicação Social – UFRRJ)

 

Reitor Ricardo Berbara ressalta importância da participação dos técnicos-administrativos em Educação