Um Curso de Licenciatura Plena em Letras deverá ter como preocupação a formação de professores capacitados para compreender que vivem em um mundo globalizado, mas que é, através do vernáculo, que uma sociedade exterioriza e solidifica a nacionalidade vital para a sua soberania e, até mesmo, sobrevivência. Portanto, a matriz curricular proposta para o curso de Letras, que ora apresentamos, neste documento, tem, como princípios gerais:
a formação global e visão interdisciplinar;
a articulação entre teoria e prática;
o predomínio da formação sobre a informação;
a capacidade para lidar com a construção do conhecimento de maneira crítica;
o desenvolvimento de conteúdos, habilidades e atitudes formativas;
a adequação de diferentes linguagens;
a isenção para combater o preconceito lingüístico;
o interesse em conhecer todas as manifestações lingüísticas;
o incentivo à pesquisa, a partir da graduação, de modo a capacitar o futuro profissional a exercer sua profissão com base na investigação e análise;
a formação do professor-leitor, de forma a reproduzir em seus alunos o prazer pela leitura e a reconhecer a importância desta para a ampliação de um conhecimento enciclopédico.
PERFIL DO EGRESSO E SEU PAPEL SOCIAL
O curso de Letras da UFRRJ deverá formar um educador capaz de perceber e mostrar a indissociabilidade entre o ensino e a pesquisa e qualificado para desenvolver a necessária articulação entre teoria e prática.
Um professor de Letras dotado de espírito crítico e reflexivo, de uma visão sobre o desenvolvimento e evolução das sociedades humanas, em geral, e das sociedades de língua portuguesa e espanhola, em particular.
Um professor de Letras capaz de interagir com as várias áreas de conhecimento e, na sua construção, mediante a prática da pesquisa científica, entendida como a base da compreensão da realidade e de uma sólida formação inter (multi)disciplinar.
Um professor comprometido com os princípios da democracia, capaz de trabalhar em equipe e favorecer o diálogo, o respeito às diferenças sociais e a conscientização da cidadania, correspondente à singularidade da formação e do exercício da prática educativa.
Um professor atento às diferentes formas de manifestação comunicativa e cultural, mas com a formação técnica e a visão crítica adequadas para sobrepor as criações genuínas e de qualidade estética superior.
Um professor consciente dos diferentes discursos e dialetos, com capacidade para analisar, sem preconceitos, as suas diferenças e idiossincrasias.
Um professor que, além de capacitado a atuar no ensino básico e no médio, possa exercer funções em assessorias a editoras, preparar material de ensino e estimulado a cursar programas de pós-graduação.
Um professor capaz de utilizar, na sua prática profissional, os recursos tecnológicos atuais e que, certamente, estarão disponíveis em qualquer sala de aula num futuro bastante próximo.
Grade Letras – Português – Literaturas
Grade do Curso de Letras – Português – Espanhol e Literaturas
Últimas Notícias