Conheça o Portal de Práticas Educacionais Inclusivas

Recém-lançado pelo Observatório de Educação Especial e Inclusão Educacional (ObEE) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), o Portal de Práticas Educacionais Inclusivas  tem como objetivo principal divulgar práticas pedagógicas sobre acessibilidade e inclusão, aplicadas ao público da Educação Especial.

O conteúdo, apresentado em resumo expandido, vídeo ou coletâneas, relaciona-se a diferentes campos do conhecimento. Em comum, destaca-se o fato de a plataforma apresentar o trabalho de profissionais atuantes na rede pública de ensino durante a pandemia de Covid-19, tanto no ensino básico quanto no superior, com predominância das ações realizadas na Baixada Fluminense.

As experiências educativas envolvem estudantes com altas habilidades/superdotação; transtorno do espectro autista; deficiência física; surdez ou deficiência auditiva; deficiência visual: cegueira e baixa visão; surdocegueira; deficiência múltipla; deficiência intelectual; e síndrome congênita do Zika Vírus.

A iniciativa, que busca fortalecer o ensino público, é coordenada por Márcia Denise Pletsch, docente da UFRRJ e coordenadora do ObEE; Saionara Corina Pussenti Coelho Moreira, professora da Rede Municipal de Educação de Nova Iguaçu; e Mariangela de Campos Dias, técnica em Assuntos Educacionais da UFRRJ.

Clique aqui para ler esta matéria na íntegra em nosso Portal.

Por Michelle Carneiro, jornalista da Coordenadoria de Comunicação Social da Universidade Rural (CCS/UFRRJ