Evento no IM/UFRRJ comemora 70 anos da República Popular da China

O câmpus da Universidade Rural em Nova Iguaçu se transformou em um pedaço do Oriente no domingo passado. A instituição abriu as portas para que fosse comemorado no IM o 70º aniversário de Fundação da República Popular da China. Com isso, o domingo ficou bem mais colorido com a simpatia e a grande representação cultural, levada por vários membros da comunidade chinesa. Os diretores do instituto e do câmpus da UFRRJ, Paulo Cosme de Oliveira e Glaucius Leandro, receberam os convidados. Entre eles, a consulesa-geral adjunta Chen Xiaoling, o representante do Tai Chi Institute, Gláucio Venicio e o representante da Associação dos Cantoneses do RJ, Chen Xi Qin, além do delegado federal, Ricardo Carvalho.

A comemoração aconteceu paralelamente ao 5º Encontro Brasil-China. “É um prazer muito grande receber esse encontro e poder participar dessa comemoração, que coroa a grandeza do povo chinês”, ressaltou o diretor do Instituto Multidisciplinar, Prof. Paulo Cosme de Oliveira. “De nossa parte também estamos muito honrados e desejamos prosperidade e felicidade a todos”, completou o representante da Associação dos Cantoneses do Rio, Chen Xi Qin. A consulesa também agradeceu à UFRRJ pela acolhida e lembrou o crescimento econômico da China nos últimos anos. “Hoje, a contribuição da China para economia mundial é enorme”, afirmou.

Ela também falou da abertura de mercado e da forma como a China vem reduzindo a pobreza dos seus cidadãos e de como está estreitando os laços nas relações com o Brasil. “Comemoramos também 45 anos do estabelecimento de relações diplomáticas com o Brasil, o que nos dá grande alegria”, declarou a consulesa, lembrando que só no Rio de Janeiro são 20 mil chineses e na Baixada Fluminense de três a cinco mil. “É uma grande representação que gera empregos e cria laços”, ponderou. Segundo ela, Isso tem feito com que as universidades brasileiras se interessem também pelo ensino do mandarim.

Atualmente, a Rural de Seropédica mantém um dos poucos cursos no Rio. Apenas as Universidades PUC e Federal Fluminense possuem o curso também. “Mas podemos conversar sobre isso e trazer para o câmpus Nova Iguaçu. Seria muito bom para todos”, assinalou o Diretor do instituto, Professor Paulo Cosme de Oliveira. O representante do Tai Chi Institute, Gláucio Venício, também se mostrou interessado. Segundo ele, “o mandarim hoje é uma língua muito importante e seria muito bom que a Rural fosse mais um lugar de conhecimento dessa Cultura”. Ele disse ainda que está ajudando a organizar o próximo encontro Brasil-China e que a Baixada Fluminense não vai ficar de fora.

O evento contou ainda com várias apresentações da Cultura Chinesa, tais como bandas típicas, cantores, apresentação de Kung Fu e a tradicional exibição do Dragão e do Leão. O Grupo Nacional de Dança veio de São Paulo para o evento. “A apresentação sempre abre os eventos. São colocadas oferendas que são recebidas com alegria e agradecimento”, explicou o responsável pelo grupo, Carlos Silva. Ele ainda trouxe oito integrantes para o encontro ocorrido no câmpus da Rural em Nova Iguaçu. A realização do evento esteve a cargo do Tai Chi Institute e são apoiadores o Consulado Geral da República Popular da China no Rio de Janeiro, a UFRRJ, a Associação dos Cantoneses do Rio de Janeiro, a Sociedade Taoísta do Brasil e a Brazil Wushu Sanda Federation.

Na abertura do encontro Brasil-China, os diretores do Câmpus Nova Iguaçu da UFRRJ, Paulo Cosme e Glaucius Leandro, com o presidente da Associação dos Cantoneses do RJ, Chen Xi Qin

O Dragão e o Leão, personagens da Cultura Chinesa