Autoavaliação Institucional: prorrogada a participação da comunidade até 30/9

Comissão Própria de Avaliação (CPA) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro prorrogou até 30 de setembro o prazo para a participação de toda a comunidade universitária na Autoavaliação Institucional, com respostas aos formulários da pesquisa, disponíveis no website da CPA (clique aqui). A Autoavaliação é regulamentada pela Lei que criou o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior.

Nesta pesquisa, são coletadas informações enviadas por docentes, discentes e técnicos do ensino superior. Para o levantamento com o Colégio Técnico (CTUR), a CPA está desenvolvendo questionários específicos, que  serão abertos à comunidade do CTUR até o fim do ano.

A professora do Departamento de Administração e Turismo (DAT/IM), Janaína Nascimento Simões de Souza, membro da CPA, respondeu a questões básicas para compreensão da importância da autoavaliação.

• O que é a avaliação interna institucional?

A Avaliação Interna Institucional foi criada na lei do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes),  em 2004, e implica que toda Instituição de Ensino Superior tenha, de forma regulamentada, contínua, institucionalizada e planejada, fluxos de avaliação incluindo toda a Instituição. Ou seja, avaliação com o olhar de todos, com a participação de todos, para que com os resultados destas pesquisas, as decisões tomadas pelos gestores estejam de acordo com as demandas de cada setor, as demandas locais, as demandas da comunidade universitária, e de acordo com a legislação.

• Como os dados gerados pela autoavaliação refletem para o funcionamento institucional?

A publicidade dos resultados da avaliação faz com que todos tenham, através dos dados, argumentos justos para solicitar e/ou gerenciar as mudanças que são necessárias para uma universidade pública, gratuita e de qualidade.

Por exemplo, com os dados obtidos na autoavaliação, o curso visualiza melhor se está desenvolvendo o perfil do egresso de acordo com o PPC; com dados também verificamos se a Rural precisa investir mais em laboratórios ou intercâmbios. Os resultados são sinalizadores para se atingir os melhores resultados no ensino, na pesquisa, na extensão e na gestão.

• Quem participa da Comissão Própria de Avaliação e como é o trabalho de quem integra a comissão?

A CPA, pela lei do Sinaes, deve ser composta por todas as representatividades da comunidade universitária, ou seja: Sociedade Civil Organizada, Discentes, Técnico-administrativos e Docentes. Todos estão representados na CPA, todos em igualdade de direito a voto.  A CPA da UFRRJ cumpre e valoriza a representação da diversidade. Aliás, devemos dar este crédito de inclusão à professora Lúcia Valadares, que na presidência anterior da CPA realizou este trabalho de ir a cada câmpus convidando as pessoas  para que ingressassem na CPA.

Com informações da Coordenadoria de Comunicação Social da Universidade Rural (CCS/UFRRJ)